A jabuticaba é uma fruta em abundância na primavera; nutricionista explica quão rica é essa fruta para a alimentação
A jabuticaba, também conhecida como a “uva brasileira”, é uma fruta da primavera. Ou seja, agora é o melhor momento possível para consumi-la com frequência e aproveitar todos os seus benefícios para a saúde.
No geral, as frutas trazem várias vantagens para o organismo. Mas a jabuticaba traz características que a tornam um ingrediente incrível para a alimentação. Quer saber mais sobre os benefícios dessa fruta? Veja a seguir.
Benefícios da jabuticaba
Segundo a Nayara Cavalcanti Ares, que é coordenadora do curso de Nutrição da Unimes, a jabuticaba é rica em vários nutrientes e minerais importantes. “A jabuticaba é uma fruta que tem poucas calorias e tem grandes quantidades de vitamina C, vitamina E, ácido fólico, tiamina e riboflavina. Ela também tem minerais também, como cálcio, magnésio, um pouco de zinco”, lista.
Essa frutinha ainda possui características antioxidantes, que são conferidas por conta da antocionina, a substância que dá à jabuticaba a sua coloração. Com isso, ela melhora o perfil inflamatório de quem a consome e atrasa o envelhecimento.
Além disso, há estudos que relacionam a fruta a outros benefícios, como fortalecimento do sistema imunológico, propriedades anticancerígenas, combate à anemia ferropriva, saúde intestinal, promoção de saúde da pele e regulação de glicemia para pacientes diabéticos.
O único cuidado necessário é, caso coma a fruta com casca em muita quantidade, aumentar o consumo de água também, por conta da concentração de fibras.
Frutas da primavera
Como já mencionado, o consumo de frutas é importante para saúde. “Se possível orgânicas e pelo menos três quantidades ao dia”, complementa Nayara.
A especialista ressalta que o ideal é consumir frutas da época, acompanhando a sazonalidade. Afinal, como essas frutas dão mais facilmente nessa época se utiliza menos agrotóxicos para que elas possam se desenvolver.
Para a primavera, por exemplo, a profissional cita algumas frutas, além da jabuticaba, que são características da estação: amora, acerola, açaí, jaca, maracujá, mamão (principalmente papaya), manga, melancia e pitanga.