30 de abril de 2024 07:57

Quais são as cidades e estados do Brasil com mais agrotóxicos na água?

Goiás, Minas Gerais e São Paulo pontuam entre os estados com maior nível de água contaminada por substâncias que podem causar câncer; veja

A partir de dados publicados no portal Sisagua, vieram à tona informações que apontam que 28 cidades brasileiras hospedam água com altos índices de contaminação por agrotóxicos. Os testes de qualidade indicam a poluição em redes de abastecimento e em poços particulares em municípios de estados como São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. A seguir, confira mais detalhes sobre quais são as cidades e estados com água envenenada, e quais as consequências disso para a saúde.

Quais os riscos dos agrotóxicos acumulados na água?

O portal Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) publicou, em 2022, dados que informam sobre a contaminação da água por agrotóxicos em cidades brasileiras, e os gráficos foram checados pelo site Repórter Brasil, que publicou atualizações que englobam até agosto deste ano.

Segundo o apontamento, o consumo em baixas doses da água envenenada pode causar poucos riscos à saúde dos consumidores; em contrapartida, o consumo frequente e em altas doses dessas substâncias pode levar ao desenvolvimento de cânceres, quadros graves de alergia e inflamação, distúrbios hormonais e neurológicos, e até à morte.

As próprias empresas de água de uma região são as responsáveis por aplicar os testes de qualidade da água e enviá-los ao Sisagua. No entanto, é dever da prefeitura e do estado supervisionar as situações problemáticas, e cobrar das empresas as medidas cabíveis para balancear o índice de agrotóxicos.

Isso porque, como já dito anteriormente, o baixo consumo dessas substâncias representa um baixo risco, então, desde que as empresas não ultrapassem a concentração limite de contaminação, a água pode ser legalmente comercializada, por exemplo. Uma situação parecida ocorre no setor alimentício, mas voltado para a presença de agentes estranhos nos alimentos, como pelos de ratos: desde que não ultrapassem o limite previsto, os produtos são passíveis de comercialização legal.

Quais as cidades e estados com mais agrotóxicos na água?

Segundo os dados fornecidos pelo Vigiagua, constam como as cidades e estados de alerta os seguintes nomes:

cidades e estados com água contaminada por agrotóxico

Com informações de: Repórter Brasil e Ministério da Saúde.

FFONTE OLHAR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade