27 de abril de 2024 14:22

Os 5 sinais no corpo do homem que podem indicar câncer de próstata

O corpo, muitas vezes, apresenta sinais que podem acender um alerta na saúde. Com os homens não é diferente. Há sintomas que o público masculino pode notar para um diagnóstico cada vez mais precoce, o que ajuda nas chances de cura. É preciso estar atento a esses sinais e buscar ajuda médica especializada.

De acordo com a médica oncologista clínica, da Oncoclínica Alagoas, Patrícia Amorim, há 5 sinais mais comuns que o homem pode observar no corpo que podem indicar o câncer de próstata. São eles:

  • dificuldade em urinar;
  • demora para começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina, e
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

“Esses sinais não precisam aparecer todos juntos para servirem como alerta. Mas se um deles surgir já é importante buscar o esclarecimento médico”, orienta Drª Patrícia Amorim.

Mas a médica faz uma ressalva importante, de que não é preciso ficar desesperado diante de algum desses sinais. “Não é preciso se desesperar, ou buscar informações na Internet, ou ainda já concluir que está com câncer. Outras doenças também podem apresentar alguns desses sintomas. O melhor é manter a regularidade dos check-ups e procurar o médico para conversar sobre a situação”, recomenda a profissional.

Médica oncologista clínica, da Oncoclínica Alagoas, Drª Patrícia Amorim 

A oncologista clínica aproveita também para reforçar sobre a importância da busca pelo médico o quanto antes, pois o tratamento precoce aumenta as chances de cura e diminui as sequelas. “O câncer é uma doença que pode agir silenciosamente e só demonstrar sinais quando avança e compromete o funcionamento de algum órgão. Sendo assim, quando diagnosticado no início, esses órgãos são protegidos, são preservados, e nós conseguimos tratar com uma maior chance de cura e aumento de sobrevida, uma vez que a intervenção foi iniciada antes da sua progressão ou seja, em suas fases iniciais. E é justamente na fase inicial que o tratamento, na maioria dos casos, é mais efetivo”, destaca a médica.

Serviço

TNH1, reconhecendo a importância de campanhas de conscientização e para levar ainda mais informação, durante este mês, em parceria com a Oncoclinica e a Unima Afya, realiza a série “Cores da Prevenção: Novembro Azul”, uma série de reportagens sobre câncer de próstata e a saúde do homem.

Na Oncoclínica, pacientes em tratamento contra o câncer recebem tratamento humanizado, com equipe multiprofissional.

Unima/ Afya disponibiliza orientação jurídica e atendimento gratuito para a comunidade em sua clínica de saúde.

FONTE TNH1

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade