28 de abril de 2024 12:11

INSS confirma pagamento do 13º salário para grupo exclusivo este mês

Todos os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já sabem que no final deste ano eles não terão acesso ao 13º salário. No entanto, conforme prevê a legislação e como ocorreu nos últimos anos quando houve o adiantamento, há um grupo exclusivo que recebe o abono este mês. 

O pagamento do 13º salário é um direito garantido a todo trabalhador com carteira assinada, aposentado ou pensionista do INSS. A legislação prevê que o abono seja paga em duas parcelas aos segurados da Previdência Social, em agosto e novembro, mas o benefício foi antecipado por ordem presidencial.

Quem vai receber o 13º salário do INSS este mês?

Os aposentados e pensionistas já tiveram acesso as duas parcelas do 13º salário do INSS nos meses de maio e junho, junto com o calendário regular do benefício. Naquela ocasião o governo investiu R$ 62,7 bilhões para pagar 32,5 milhões de beneficiários. 

Acontece que, agora no final do ano, em novembro, outros segurados da Previdência poderão receber o abono do 13º salário. Ele não será pago em duas vezes, mas em cota única e de forma proporcional aos meses em que o salário já tem sido pago.

Quem não recebe: todos os segurados que já tiveram acesso ao 13º salário nos meses de maio e junho;
Quem vai receber: os segurados que conseguiram se aposentar, receber pensão ou auxílio depois do mês de maio quando o 13º já estava sendo pago.

Valor do 13º salário do INSS proporcional

O valor do 13º salário do INSS pago em novembro será proporcional aos meses em que o aposentado ou pensionista está recebendo o benefício. O cálculo vai funcionar da seguinte forma:

Divida o valor do seu salário por 12;
Multiplique pelo número de meses que tem recebido o benefício;
O resultado equivale ao valor integral do 13º, mas pode haver desconto do Imposto de Renda para quem é contribuinte.

FONTE FDR

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade