27 de abril de 2024 18:01

10 profissões com risco de desemprego em massa a partir de 2024

Existem algumas profissões que podem começar a sofrer com a escassez de emprego já em 2024 devido a ascensão da IA

A revolução tecnológica começou, cada vez mais estamos lidando com processos automatizados e com a ascensão da Inteligência Artificial (IA). Como consequência, a automatização de inúmeros processos e a velocidade com qual a IA processo e identifica dados, impactará fortemente no mercado de trabalho nos próximos anos.

Logo, muitos empregos começarão a ser perdidos para sempre, como uma maneira de reduzir custos e aumentar a produção e processos internos, várias empresas, estão, aos poucos reduzindo o quadro de funcionários e investindo em novas tecnologias que substituem humanos e ainda são mais eficientes.

Contudo, não é hora de ter medo e sim, é o momento de se investir no desenvolvimento pessoal, afinal, da mesma forma que muitos empregos vão se perder pelo caminho, outras oportunidades de emprego também começarão a ser demandas no mercado.

Se você é uma pessoa que gosta de estar a frente do tempo, para que consiga se planejar, é o momento ideal de conhecer quais são as profissões que estão mais perto de ser substituídas. Pensando nisso, aqui nós iremos apresentar 10 profissões que poderão ser substituídas pela Inteligência Artificial já em 2024, e poderá fazer com que muita gente sofra com o desemprego em pouco tempo.

1. Redatores de qualidade baixa a média

Atualmente, o ChatGPT ainda não atinge o nível de habilidade necessário para substituir um redator humano de alta qualidade. Embora seja capaz de lidar com redações de baixo esforço, como postagens no Instagram e mensagens curtas de marketing, sua falta de criatividade e repetitividade limita sua aplicação. No entanto, é possível prever que, à medida que o ChatGPT evolui e aprimora suas habilidades de redação, uma parte da indústria de redatores poderá enfrentar desafios de emprego em 2024.

2. Caixas

Os caixas tradicionais estão à beira da extinção, uma transição comparável à gradual perda do rinoceronte negro. A ascensão dos caixas automáticos em supermercados sinaliza um futuro onde apenas um supervisor pode ser necessário para cada dez máquinas, reduzindo drasticamente a demanda por caixas humanos.

3. Preparadores de impostos

Com a ascensão da inteligência artificial, a função de preparadores de impostos para pessoas comuns pode ser ameaçada. Enquanto grandes empresas ainda necessitam de equipes fiscais, a automação e eficiência da IA tornam-na uma concorrente formidável quando se trata de lidar com números e regras fiscais. A previsão é que, para atividades mais padronizadas, os humanos serão gradualmente substituídos por IA mais eficiente.

4. Negociadores de ações

O advento dos traders de IA transformou o cenário do mercado financeiro. A capacidade desses programas de processar enormes volumes de informações simultaneamente coloca os negociadores humanos em desvantagem. Embora a IA ainda não consiga analisar completamente o fator humano nas empresas, é apenas uma questão de tempo até que equipes híbridas de humanos e IA se tornem a norma, antes de a inteligência artificial assumir o controle total.

5. Tradutores

A evolução do software de tradução, como o DeepL, representa uma ameaça para tradutores humanos. A capacidade da IA de compreender e traduzir não apenas literalmente, mas também considerando o contexto cultural, coloca em risco a relevância dos tradutores humanos. Até 2024, a automação nesse campo pode tornar obsoleta a necessidade de tradutores humanos em muitas situações.

6. Artistas e ilustradores

A ascensão da inteligência artificial na geração de imagens de alta qualidade impacta diretamente a demanda por artistas e ilustradores tradicionais. Ferramentas como o Midjourney, que venceu concursos de arte digital, indicam uma mudança de paradigma. A IA está se tornando mais hábil na interpretação de prompts e na criação de conteúdo visual, questionando a necessidade de artistas humanos em algumas áreas.

7. Diretor de operações

A nomeação de uma IA como CEO de uma empresa de jogos indica uma mudança na dinâmica de cargos executivos. Funções como Diretor de Operações (COO) podem enfrentar desafios significativos em termos de eficiência e tomada de decisões à medida que mais empresas consideram integrar IA em cargos de liderança. A automação de tarefas como análise estatística, tomada de decisões e avaliação de riscos pode alterar a paisagem do papel do COO nos próximos anos.

8. Assistente administrativo

A automação de tarefas administrativas, como organização de agenda, triagem de emails e gerenciamento de documentos, pode impactar a demanda por assistentes administrativos. A inteligência artificial, com sua capacidade de processar grandes volumes de dados de forma eficiente, pode assumir muitas dessas funções, deixando os assistentes administrativos com tarefas mais estratégicas.

9. Analista de dados de nível básico

A análise de dados está se tornando cada vez mais automatizada, com algoritmos e IA capazes de processar e interpretar conjuntos de dados complexos. Funções de análise de dados de nível básico, que envolvem tarefas mais rotineiras e menos complexas, podem ser automatizadas, reduzindo a demanda por analistas de dados que lidam apenas com tarefas mais simples.

10. Atendente de telemarketing

Com o avanço da inteligência artificial em sistemas de atendimento ao cliente, a demanda por atendentes de telemarketing pode diminuir. Chatbots e assistentes virtuais estão se tornando cada vez mais eficientes em lidar com consultas básicas e direcionar chamadas, o que pode impactar negativamente as oportunidades nessa profissão.

FONTE MEU VALOR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade