27 de abril de 2024 03:11

FGTS rescisão pode ser retirado pelo aplicativo para a alegria dos trabalhadores

Ser demitido nunca é uma situação fácil, principalmente após um longo período na mesma empresa. Mas, esse momento garante ao trabalhador com carteira assinada alguns direitos. Entre eles, a rescisão pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que pode ser feita de maneira online.

A Caixa Econômica que fica responsável pela administração do FGTS tem criado mecanismos para facilitar o acesso aos seus serviços. Entre eles, a liberação do saque do Fundo de Garantia de forma totalmente online, sem que o trabalhador precise comparecer até o banco enfrentando longas filas.

Quanto será pago no saque-rescisão do FGTS?

Vale a pena entender que o saque-rescisão pelo FGTS é um direito do trabalhador que foi demitido sem justa causa. Caso o motivo do desligamento da empresa tenha sido justificado por um comportamento do funcionário ele perde o acesso aos benefícios trabalhistas que lhes são garantidos.

O empregador vai dar baixa na Carteira de Trabalho do colaborador, e comunicar aos órgãos competentes o desligamento do mesmo. A partir disso, o pedido da rescisão deve acontecer em até 30 dias após o registro da dispensa sem justa causa, dando ao trabalhador o direito de receber:

Valor da rescisão: tudo o que foi acumulado durante o tempo de serviço prestado na empresa (sendo 8% do salário do trabalhador por mês);
Multa de 40% do valor depositado pela empresa, esta multa é paga pelo empregador e não considera lucro e ganhos obtidos com a conta, apenas os depósitos.
Quem fizer um acordo com o patrão para ser demitido recebe 80% do valor acumulado na conta, e a multa será de 20%.

Saque-rescisão do FGTS online

Quem já tem uma conta cadastrada no App do FGTS recebe o dinheiro automaticamente em até 5 dias úteis após o valor ser liberado pela Caixa Econômica. Aqueles que ainda não fizeram o cadastramento devem:

Acessar o App do FGTS e fazer login;
Vá em “Meus Saques”, selecione “Modalidade Saque Rescisão”;
Siga as instruções para que o saque seja online, cadastrando seus dados bancários;
A transferência acontecerá em até 5 dias úteis.

FONTE FDR

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade