12 de junho de 2024 17:59

10 cidades mineiras imperdíveis na Serra da Mantiqueira

Região é ideal para quem está em busca de um destino completo para as férias, ou mesmo um feriadão

Com aproximadamente 500 quilômetros de extensão, a Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que divide o sul de Minas Gerais com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Minas Gerais se destaca por abrigar 60% das cidades encravada neste paredão de montanhas.

A região atrai turistas interessados em vivências únicas, que se conectam com o clima serrano, com a ruralidade de muitas cidades, descobrem paisagens exuberantes, diversidade de cachoeiras, trilhas e atrações de aventura.

Destaque também para os sabores e experiências da cozinha mineira produzidas em cada cidadezinha e, claro, a incrível hospitalidade e aconchego mineiro.

Descobrindo cidades imperdíveis da Serra da Mantiqueira

1 – Bueno Brandão

Com clima agradável e inverno de baixas temperaturas, Bueno Brandão é um ótimo local para desfrutar uma lareira degustando deliciosos queijos e vinhos locais, cujas produções podem ser visitadas.

A linda cachoeira do Machado, na cidade de Bueno Brandão Créditos: Clodoaldo Costa/Turismo de Minas

Para quem gosta de natureza, são inúmeras cachoeiras que atraem visitantes em busca de relaxamento e renovação das energias, como a Cachoeira do Machado.

2 – Cachoeira de Minas

Uma cidadezinha acolhedora, cheia de fé e festividades para a família toda. Cachoeira de Minas é a dona da maior fogueira do Brasil.

Um delicioso café mineiro feito diretamente de um dos sítios que produzem o grão do café Créditos: Clodoaldo Costa/Turismo de Minas

Além de ser referência nacional e internacional na produção de café e do maravilhoso queijo parmesão.

Você poderá visitar também, alguns sítios e fazendas que produzem essas delícias!

3 – Monte Verde (Camanducaia)

O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, eleito o destino mais romântico do Brasil, é o lugar perfeito para os casais apaixonados.

Flores que estão espalhadas pelas ruas de Monte Verde Créditos: Clodoaldo Costa/Turismo de Minas

Suas baixas temperaturas e construções no estilo europeu atraem visitantes de todo canto, que buscam a deliciosa gastronomia local como o fondue, o apfelstrudel e o chocolate artesanal.

4 – Conceição dos Ouros

Em Conceição dos Ouros, tem muitos sítios arqueológicos que são encontrados por toda sua extensão. A Serra Grande garante um visual exuberante, e a natureza que a cerca, traz paz e aconchego aos visitantes.

Fazenda em Conceição dos Ouros, no sul de Minas Gerais Créditos: Clodoaldo Costa/Turismo de Minas

Conhecida como a “Capital Nacional do Polvilho”, a cidade destaca-se na produção e em seus maravilhosos derivados, como pães, bolos, biscoitos e o mineiríssimo pão de queijo.

5 – Consolação

Com natureza exuberante e preservada, a cidade de Consolação é salpicada por dezenas de cachoeiras, como a da Usina, além de inúmeras trilhas e pedras com vistas panorâmicas belíssimas.

Peregrina caminhando nas belas paisagens do Caminho da Fé Créditos: Clodoaldo Costa/Turismo de Minas

A religiosidade é parte da tradição, como a Festa de Nossa Senhora da Consolação e por ser integrante do Caminho da Fé.

6 – Gonçalves

Conhecida como a Pérola da Mantiqueira, Gonçalves é cercada de belíssimas paisagens da Mantiqueira.

Símbolo da Serra da Mantiqueira as araucárias enfeitam as paisagens de Gonçalves Créditos: Clodoaldo Costa/Turismo de Minas

A cachoeira Sete Quedas está pertinho do centro, possui infraestrutura e atrai a maioria dos visitantes.

Não deixe de provar os maravilhosos queijos, geleias, doces, cervejas artesanais e produtos orgânicos produzidos no local. O artesanato também é destaque em Gonçalves.

7 – Paraisópolis

Rica em história, terra natal de Carlos Gonzaga e Amílcar de Castro, Paraisópolis é cheia de atrações e belezas.

A Ponte de Ferro, uma raridade do século passado preservada pelo patrimônio histórico Créditos: Clodoaldo Costa/Turismo de Minas

O Pico do Machadão com o Parque Ecológico do Brejo Grande são visitados pelos amantes da natureza, tranquilidade e aventura também, pois os constantes ventos de Paraisópolis propiciam um perfeito cenário para o voo livre.

Rota do Caminho da Fé, em Paraisópolis, recebe peregrinos e visitantes durante todo o ano.

8 – Sapucaí-Mirim

Sapucaí-Mirim é famosa pela maior produção de trutas no Brasil e pela vasta área de preservação ambiental na Serra da Mantiqueira.

As incríveis paisagens preservadas de Sapucaí-Mirim, na Serra da Mantiqueira Créditos: Clodoaldo Costa/Turismo de Minas

A comida mineira, os pratos à base de truta, os produtos orgânicos e a produção de azeite atraem visitantes de todos os cantos. O clima ameno e agradável completa esse delicioso passeio.

9 – Senador José Bento

Senador José Bento é um pequeno paraíso do Sul de Minas que está cercado de cachoeiras, pedras e picos. Famosa pelo seu Vale do Café com Leite, é destaque na produção de café, leite e deliciosos derivados.

Vista panorâmica do lindo Vale do Café com Leite Créditos: Clodoaldo Costa/Turismo de Minas

A Pedra do Mirante, a Pedra do Retiro, a Pedra da Bela Vista e a cachoeira da Tronqueiras são os pontos mais visitados do Senador José Bento e vão garantir uma maravilhosa experiência para você.

10 – Tocos do Moji

Sinônimo de carisma e de fé, seu maior potencial é seu povo, sempre acolhedor e disposto a bater aquele papo no banco da praça. Tocos do Moji é rota do Caminho da Fé, e abriga um dos trechos mais belos de todo o roteiro.

Grupo de peregrinas rumo à Aparecida do Norte, fé, superação e lindas paisagens Créditos: Clodoaldo Costa/Turismo de Minas

O tradicional pastel de farinha de milho e o morango colhido fresquinho direto do pé conquistam qualquer um.

A cachoeira do Zé Rita, pertinho da cidade, também é parada obrigatória.

FONTE CATRACA LIVRE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade