27 de abril de 2024 05:49

Os elementos que fizeram da Blitz o 1º grande estouro do rock do Brasil anos 1980

A Blitz é conhecida como a primeira banda de rock dos anos 1980 do Brasil a realmente obter sucesso e abrir as portas para toda uma geração que veio depois. Em entrevista ao Manual do Homem Moderno, o youtuber Julio Ettore comentou como a banda de Evandro Mesquita conseguiu ser tão importante.

“A Blitz incorporava elementos que impulsionaram o rock como a vontade dos jovens de transgredir e ir contra a geração anterior, a presença de membros como Evandro Mesquita e Ricardo Barreto, envolvidos em uma cena ativa no Rio de Janeiro, especialmente nas praias e dunas do antigo Píer de Ipanema, demolido durante a ditadura.

Nesse ambiente mais livre, a galera se reunia para trocar ideias, fumar um baseado e criar música. A ‘rapaziada esperta’ começou a compor, resultando em letras como ‘Você Não Soube Me Amar’, inspirada nas experiências de surf em Saquarema. Além disso, os membros da Blitz participavam de um grupo de teatro, incorporando estética teatral às suas letras e performances.

A Blitz buscava criar uma música que representasse a juventude, inconformada com o que tocava nas rádios. A ironia era que, enquanto a banda originalmente visava apenas os amigos na cena das dunas de Ipanema, inadvertidamente criaram algo que toda a juventude brasileira queria ouvir. ‘Você Não Soube Me Amar’ abordava a conquista de uma maneira direta e descomplicada, preenchendo uma lacuna na música da época, que havia passado pelo rock progressivo complexo dos anos 70. Com a ascensão da new wave e do punk, a Blitz representou a simplicidade renovada na música”.

FONTE WHIPLASH

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade