27 de abril de 2024 05:46

Estados Unidos aguardam por ‘apocalipse das cigarras’, fenômeno que deve infestar ruas do país

Esse tipo de evento ocorre a cada 221 anos, sendo o último registrado em 1803

Um ‘apocalipse de cigarras’ está prestes a infestar as ruas do Centro-Oeste e Sudeste dos Estados Unidos, um evento que ocorre a cada 221 anos.

Segundo informações do Daily Mail, durante aproximadamente seis semanas, quatro espécies da ninhada XIX no sul e três espécies da ninhada XIII no norte irão se reproduzir, depositar ovos e morrer. Embora seja matematicamente raro, é previsto que ambas as ninhadas apareçam simultaneamente em maio deste ano.

Em um alerta feito por um professor da Tennesse Tech University, a infestação está prevista para atingir 16 Estados, causando danos irreparáveis a centenas de árvores.

Professor, entomologista e especialista em cigarras da Mount St. Joseph University, Gene Kritsky disse ao Daily Mail que a emergência dupla é um evento que acontece 12 vezes a cada 221 anos, mas esta é a primeira vez desde 1803 que essas ninhadas surgirão juntas.

Segundo Kristky, os Estados do sul vão testemunhar o surgimento das cigarras na última semana de abril, seguidos por partes de Missouri, Kentucky, Carolina do Norte e Virgínia em maio. “Na terceira semana de maio, os insetos começaram a aparecer em Illinois e Missouri, Wisconsin e Iowa”, acrescentou Kritsky.

As cigarras passam a maior parte de suas vidas como larvas vivendo debaixo da terra e se alimentando da seiva das raízes das árvores. Após vários anos de crescimento, elas emergem do solo como adultos, trocam de pele e voam em busca de um parceiro. Essa fase adulta dura apenas algumas semanas, período em que se reproduzem antes de morrerem.

FONTE TERRA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade