Renault Kwid lidera em eficiência energética, segundo a tabela atualizada do Inmetro; confira o ranking de modelos não eletrificados em oferta no país
O Inmetro atualizou há alguns dias a lista de carros homologados no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) neste início de 2024. A partir dela, preparamos esta lista com os dez automóveis e comerciais leves mais econômicos à venda no mercado brasileiro, sem contar aqueles eletrificados (híbridos e elétricos).
Se a eletrificação total dos carros ainda vai levar um tempo, montadoras buscam cada vez mais aperfeiçoar a eficiência energética dos veículos a combustão, principalmente com o uso do etanol. O menor gasto de combustível, aliado com a baixa emissão de poluentes, conta ponto na hora da escolha do carro e ajuda o proprietário a economizar uma boa grana a cada tanque cheio.
Com o aumento dos impostos sobre o combustível, o litro da gasolina e do etanol está ficando mais caro, então o melhor é sempre optar pelos carros mais eficientes. Entre os dez primeiros, uma constante: todos são equipados com motores 1.0, sendo nove deles com três cilindros. A exceção é o Fiat Mobi, com o veterano Fire de quatro cilindros.
Outra curiosidade é o Volkswagen Polo turbo melhor posicionado que o aspirado. O mesmo não aconteceu com outros modelos que também têm a mesma opção, como Peugeot 208 e Hyundai HB20.
Como dissemos, os dados são do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A classificação da lista foi feita utilizando megajoules por quilômetro (MJ/km), ou consumo energético, que é o quanto o carro gasta de energia para se deslocar. Quanto menor esse valor, mais eficiente é o veículo. O critério de desempate é o consumo urbano com etanol. Confira:
1) Renault Kwid 1.0 – 1,36 MJ/km
- Cidade (etanol): 10,8 km/l
- Estrada (etanol): 11 km/l
- Cidade (gasolina): 15,3 km/l
- Estrada (gasolina): 15,7 km/l
2) Chevrolet Onix Plus 1.0 – 1,42 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 12 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 17,4 km/l
3) Chevrolet Onix 1.0 – 1,46 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 11,4 km/l
- Cidade (gasolina): 13,3 km/l
- Estrada (gasolina): 16,5 km/l
4) Peugeot 208 1.0 – 1,47 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,6 km/l
- Estrada (etanol): 11,1 km/l
- Cidade (gasolina): 13,3 km/l
- Estrada (gasolina): 15,8 km/l
5) Fiat Cronos 1.0 – 1,47 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,8 km/l
- Estrada (etanol): 11 km/l
- Cidade (gasolina): 13,4 km/l
- Estrada (gasolina): 15,6 km/l
6) Renault Stepway 1.0 – 1,48 MJ/km
- Cidade (etanol): 10 km/l
- Estrada (etanol): 10,2 km/l
- Cidade (gasolina): 13,9 km/l
- Estrada (gasolina):14,7 km/l
7) Volkswagen Polo 1.0T – 1,48 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 10,5 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina):15 km/
8) Fiat Mobi – 1,5 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,6 km/l
- Estrada (etanol): 10,4 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 15 km/l
9) Hyundai HB20 1.0 – 1,51 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,6 km/l
- Estrada (etanol): 10,4 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 14,6 km/l
10) Volkswagen Polo 1.0 – 1,51 MJ/km
- Cidade (etanol): 9,3 km/l
- Estrada (etanol): 10,5 km/l
- Cidade (gasolina): 13,5 km/l
- Estrada (gasolina): 15,0 km/l
FONTE AUTO ESPORTE