×

Paraíso turístico brasileiro é invadido por escorpiões venenosos

Mais de 200 escorpiões-amarelos, considerados os mais perigosos do país, foram capturados no município somente no início de fevereiro

Um dos principais paraísos turísticos do Rio de Janeiro foi invadido pelo escorpião-amarelo, considerado o mais perigoso do Brasil. Por isso, a cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, está sendo monitorada pelo Instituto Vital Brazil (IVB).

De acordo com a entidade, apenas no início de fevereiro, foram capturados mais de 200 animais da espécie.

Em função do cenário preocupante, agentes do IVB ministraram treinamento teórico e prático para funcionários da prefeitura de Búzios. Além disso, a população local está sendo orientada sobre com o lidar com a situação, com divulgação das áreas mais infestadas.

Claudio Maurício Vieira, biólogo e coordenador do Laboratório de Artrópodes do Instituto Vital Brazil, relatou que a presença desses animais tem aumentado nos últimos cinco anos, principalmente na Região dos Lagos.

“Uma das estratégias essenciais que desenhamos para lidar com essa situação é o apoio teórico e prático às prefeituras para a identificação, prevenção e controle da proliferação de escorpiões. Isso inclui, por exemplo, a capacitação dos técnicos municipais de vigilância e agentes de saúde”, declarou, em entrevista ao G1.

O instituto elaborou um levantamento que detectou alto número de acidentes com escorpiões e aranhas no estado do Rio de Janeiro. Em 2020, foram 1.234; em 2021, 1.219; em 2022, 1.293 acidentes.

Especificamente em Búzios, os bairros que apresentam maior incidência dos escorpiões são Centro, Ferradura, João Fernandes, São José e Rasa.

“As condições climáticas de calor e umidade típicas desta estação favorecem a proliferação desses animais, que também são impulsionados a procurar abrigo em áreas habitadas devido às chuvas”, informou a Vigilância Ambiental de Búzios.

O órgão revelou, ainda, que os escorpiões, conhecidos por se alimentarem de baratas e moscas, podem ser encontrados em áreas que atraem esses insetos.

Evitar o acúmulo de lixo, manter as lixeiras fechadas adequadamente e a colaboração ativa de todos são ações essenciais para minimizar a presença desses animais em ambientes urbanos”, destacou a prefeitura.

O mais perigoso do Brasil

Existem 182 espécies de escorpiões no Brasil. Porém, somente quatro são perigosas, nesta ordem: escorpião-amarelo, escorpião-amarelo-do-Nordeste, escorpião-marrom e o escorpião-preto-da-Amazônia. São carnívoros, venenosos e da mesma classe das aranhas.

O que fazer

A Vigilância Ambiental da prefeitura orientou a população no sentido de relatar a presença de escorpiões pelo número (22) 2350-6010, ramal 6252.

Caso o morador seja picado, deve ser encaminhado imediatamente ao hospital de referência mais próximo, onde deverá receber soro antiescorpiônico.

FONTE REVISTA FÓRUM

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp