27 de abril de 2024 16:02

‘Mini-furacão’ Akará: entenda fenômeno que causou semana chuvosa em Minas Gerais

A tempestade subtropical que atingiu o litoral Sul do Brasil acabou causando dias de chuva quase ininterrupta sobre os municípios mineiros

As chuvas que atingem Minas Gerais há uma semana estão previstas de diminuírem já a partir deste sábado (24 de fevereiro), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mas você sabia que as nuvens que “estacionaram” sobre o Estado são consequência de um “mini-furacão”?

Quem explica o fenômeno, uma tempestade subtropical que foi batizada de “Akará” pela Marinha Brasileira, é a meteorologista Anete Fernandes, do instituto federal. “Na semana passada se formou uma área de baixa pressão no litoral do Rio de Janeiro, causando um aumento de nebulosidade e chuvas isoladas até o último domingo (18)”, lembra. 

“Mas, no decorrer do final de semana, essa área de baixa pressão se intensificou e começou a deslocar em direção ao litoral Sul. De baixa pressão, passou para um ciclone subtropical. Em seguida, esse ciclone continuou se intensificando e virou uma depressão subtropical e, após se intensificar ainda mais, virou a tempestade subtropical que a Marinha denominou de ‘Akará’. A tempestade subtropical é um mini-furacão ocorrendo em latitudes subtropicais”, explicou a meteorologista.

Apesar do fenômeno, que começou a perder força na última quinta-feira (22), ter ocorrido sobre o oceano no litoral do Sul do Brasil, Minas Gerais acabou sendo fortemente impacto, uma vez que a umidade vinda de diversas partes do país “estacionou” sobre o Estado.

“Quando você tem um sistema com essa intensidade, todo o escoamento de umidade do interior do continente é direcionado para o litoral. A gente tinha, sobre o Minas, umidade vinda do sul da Amazônia, das regiões Centro-Oeste. Sudeste, mesmo do Nordeste, sendo canalizada para alimentar essa tempestade. Isso aconteceu até ontem (quinta-feira) pela manhã, mas esse sistema se desintensificou e já começou a reduzir”, concluiu Anete.

Chuva deve começar a diminuir neste sábado

Com o fim da tempestade subtropical, a partir desta sexta-feira os moradores da Grande BH já notarão uma redução no volume de chuvas, inclusive com momentos de mormaço e abertura do céu, principalmente na parte da tarde. Apesar disso, esta sexta ainda deve ser de muitas nuvens e chuva a qualquer momento.

“A partir de sábado, a tendência é de redução da nebulosidade e da chuva em todo o Estado. Será um dia de céu nublado, com pancadas de chuva, principalmente no Triângulo, Oeste e Sul. Já na faixa mais central de Minas, pegando as regiões Noroeste, Central, metropolitana de Belo Horizonte e Zona da Mata, o dia amanhece com muitas nuvens, mas a tendência é de redução das chuvas no decorrer do dia”, detalhou Anete.

Já para o domingo a expectativa é de sol entre nuvens com possibilidade de chuva somente na região Noroeste e Norte do Estado. “BH e região metropolitana não têm perspectiva de chuva. As temperaturas terão elevação já no sábado na capital, ficando entre 19 e 28º C. No domingo ela sobe um pouco mais, entre 18 e 30º C”, completou a meteorologista.

Semana que vem será de tempo estável

Ainda de acordo com a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, a população da Grande BH pode esperar dias com o clima mais agradável na próxima semana.

“A tendência é de melhora no clima até o final da semana que vem, com tempo estável na maior parte do tempo. Só temos previsão de mudança no meio do final de semana que vem, com o avanço de uma frente fria pelo litoral, que deverá trazer instabilidade. Mas não da forma como foi essa, mas de uma maneira mais tranquila”, concluiu.

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade