27 de abril de 2024 18:08

Entre Rios está entre as 9 cidades do Brasil selecionadas para receber recursos para combate a dengue

No final de fevereiro, o Município de Entre Rios de Minas recebeu uma notícia auspiciosa na batalha contra a dengue e outras arboviroses. Através da Portaria nº 3.214 do Ministério da Saúde, foi agraciado com um repasse emergencial de recursos financeiros destinados ao apoio no combate e controle dessas enfermidades. Entre Rios está entre os nove municípios em todo o país que foram selecionados para receber esse importante suporte. Além de Entre Rios, no estado de Minas Gerais, cidades como Lagoa Santa, Mateus Leme, Iatbira e São João del Rei também foram contempladas com esse custeio vital.
O prefeito interino Ronivon Alves de Souza expressou sua satisfação com a notícia, ressaltando a relevância desse apoio para a comunidade local: “Ficamos imensamente gratos pelo repasse, especialmente considerando o momento crítico pelo qual nosso município, assim como todo o país, está passando em relação ao surto de dengue e outras arboviroses. Com esse subsídio, podemos intensificar nossas ações aqui em Entre Rios, contribuindo significativamente para a proteção da saúde de nossos cidadãos.”
O valor definido para Entre Rios, de R$32.325,39, foi calculado com base em informações do IBGE e documentos cadastrados junto ao Ministério da Saúde. Com ele, já foram comprados alguns insumos pra serem usados no tratamento dos pacientes com dengue como, por exemplo, soro fisiológico.
A Secretaria de Saúde tem promovido diversas campanhas educativas como parte do combate às doenças, incluindo blitz pela cidade e mutirões de orientação, reforçando informações cruciais sobre os cuidados a serem tomados, os sintomas e o tratamento das infecções. Contando com o apoio da Defesa Civil Municipal e da Polícia Militar, foram realizados bloqueios químicos em áreas identificadas como focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com o objetivo de eliminar os criadouros e interromper a proliferação do vetor. Além disso, foi estabelecido um Atendimento Especial para casos de dengue no Centro de Saúde Tancredo Neves, visando oferecer cuidados médicos aos moradores que apresentarem sintomas da doença, como febre alta e dores no corpo. A união de esforços entre as autoridades locais, a comunidade e os recursos providos pelo Ministério da Saúde representa um passo crucial no enfrentamento dessas enfermidades, visando proteger a saúde e o bem-estar dos habitantes de Entre Rios de Minas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade