27 de abril de 2024 15:18

Santana dos Montes (MG): uma joia a ser lapidada na Estrada Real

Viajar está entre as melhores atividades humanas e fica ainda melhor quando se está hospedado em um lugar que oferece aconchego como casa de “vó”, bom papo antes do jantar e um aprendizado substancioso sobre onde se vai explorar. É assim no Solar dos Montes, que fica na pequena e histórica cidade de Santana dos Montes, em Minas Gerais. Em plena Estrada Real, no Caminho Novo, e no Roteiro das Fazendas do Ouro mineiras, o município fica a apenas 140 km de Belo Horizonte.

Uma serrinha de belas paisagens é responsável por levar o visitante até o centro histórico preservado, onde estão a igreja matriz de Santana – de 1749, que apresenta pinturas barrocas de Francisco Xavier Carneiro – e casarios de época. O maior deles é o hotel em questão, que está sempre de portas abertas e com aquela recepção que os mineiros oferecem como ninguém: uma xícara de café, chá se preferir, com sequilhos ou bolo caseiro. Isso se for no final da tarde. Se a chegada é perto do almoço, o cheiro da saborosa e caprichada comida mineira é a recepcionista.

O casarão do século XVIII impressiona por si só. Totalmente restaurado (foram anos e anos para deixá-lo pronto), ele é a alma do hotel, que pertence e é morada do casal de sociólogos Ana e José Maria Medina. Um adorno sem igual para a praça. Aconchegante, tem espaços para curtir o ócio, ler um livro, tomar um drink ou vinho.

Em épocas de frio, as noites contam com lareira acesa, de dia oferecem uma vista arborizada da área de lazer e dos chalés bem montados e confortáveis, construídos nos mesmos padrões da casa principal.Um lugar para ficar dias sem sair, só vivenciando o que tem a oferecer: monitoria para crianças, eventos culturais para adultos, que podem misturar a cultura mineira à argentina (nacionalidade do Medina), curtir um bom filme no Cine Solar, folhear os livros da rica biblioteca pessoal do casal.

Uma das responsáveis por fomentar o turismo local, Ana também desempenha o papel de guia para os que querem explorar a cidade. Explica com maestria os afrescos da igreja de Santana e apresenta aos visitantes o artesanato local, como as encantadoras peças feitas com capim Vertiver, por exemplo.

Toda essa experiência é oferecida aos associados da Afubesp com desconto de 10% em relação às tarifas vigentes. O Solar dos Montes trabalha com pensão completa, possui quartos com varanda e vista para o jardim, piscina, bar e WiFi gratuito. As reservas podem ser feitas pelo telefone (31) 3726-1319/3726-1314. Conheça mais no www.solardosmontes.com.br.

 

FONTE AFUBESP

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade