23 de abril de 2024 23:35

Em crise climática, Maldivas recebe 1 milhão de garrafas de água da China

O Ministério das Relações Exteriores das Maldivas informou que a água foi um presente

China enviou mais de 1 milhão de garrafas de água de geleiras tibetanas para as Maldivas. O País sofre com as mudanças climáticas e está cada vez mais dependente das usinas de dessalinização.

  • O Ministério das Relações Exteriores das Maldivas informou que a água foi um presente de Yan Jinhai, presidente da Região Autônoma de Xizang, ou Tibete, que fica a 3.385 quilômetros de distância, em uma das cadeias montanhosas mais altas do mundo.

  • A água mineral, transportada em 90 contêineres, chegou na semana passada ao país insular e foi descarregada na capital, Malé, segundo a autoridade portuária.

    “O presidente da Região Autônoma de Xizang anunciou o desejo de doar 1.500 toneladas de água potável (…) durante a visita oficial ao país em novembro”, afirmou o ministério das Maldivas em um comunicado.

    A pasta das Relações Exteriores rebateu as versões que circulam nas redes sociais de que a água teria sido enviada para o consumo do presidente Mohamed Muizzu, que chegou ao poder no ano passado com uma plataforma pró-China e anti-Índia.

    “O governo das Maldivas decidiu utilizar a água para dar assistência às ilhas em caso de escassez de água”, afirmou o ministério.

    Nível do mar

    O arquipélago do Oceano Índico está na linha de frente das mudanças climáticas. Com o aumento do nível, o mar invade seu território e afeta as fontes de água potável.

    O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU alertou em 2017 que, se o nível do mar aumentasse entre 18 e 59 centímetros, as Maldivas seriam praticamente inabitáveis no final do século.

    Conhecida por suas praias de areia branca e pelo turismo de luxo, as Maldivas ocupam uma posição estratégica nas rotas comerciais leste-oeste.

    *Com informações de agências internacionais e AFP

 

FONTE TERRA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade