×

Eleições 2024: Carandaí (MG) deve ter quatro candidatos a sucessão municipal

Após encerramento do prazo de filiação no último dia 6, as articulações para a formação e composição das chapas majoritárias começam a ganhar mais força.

Não podendo se reeleger, o atual Prefeito Vasiquinho vai apoiar a candidatura do Vereador Dr. Israel. Dentre as opções para compor a chapa governista, o nome que vem ganhando força é do empresário e Secretário Municipal de Governo, Rogério Bertolin. Vale ressaltar que o prazo de desincompatibilização para Secretários Municipais concorrer ao Poder Executivo é de quatro meses e não seis como os demais cargos.

Eleito Vereador em 2004 e Vice Prefeito em 2008, tendo assumido a Prefeitura em 2011 e concorrido ao cargo de Prefeito nas três últimas eleições, Clairton Dutra, popularmente conhecido como Kiko, é outro nome que vai concorrer à sucessão de Vasiquinho. Filiado ao PRD e com apoio do Deputado Federal Fred Costa, seu companheiro de chapa ainda será definido.

Filho do ex Prefeito Agostinho Corsino, Luciano Oliveira, atual Diretor Presidente do CEASA MG, é outro nome cotado para a disputa pelo Poder Executivo. Embora não seja o candidato do atual Prefeito, vai concorrer pelo PSD, mesmo partido pelo qual Vasiquinho foi eleito em 2016 e reeleito em 2020. Nos bastidores, o nome Vereador Valério Domingos vem despontando como favorito para compor a chapa. Sua candidatura conta com apoio do atual ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Ex Secretária Municipal de Cultura e atual Presidente do PT local, Mariza Mateiro vai concorrer ao cargo de Prefeita já tendo definido quem vai concorrer como vice em sua chapa. Será Valdo Alves, que atuou por mais de trinta anos no setor bancário. Contando com apoio de seu partido a nível Estadual e Federal, sua chapa contará também com PV e PC do B, ambos federados com o PT.

Com 12 partidos e uma Federação registrada no SGIP (Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias) do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a formação das coligações majoritárias, mantidas ao contrário das proporcionais extintas em 2020, pode vir a mudar este cenário que se desenha com estas prováveis composições de chapa.

Os próximos três meses serão de muitas conversas até que entre 20 de julho e cinco de agosto, os nomes sejam oficializados e registrados até o dia 15 de agosto com a campanha iniciando no dia seguinte e finalizando um dia antes da eleição, no dia seis de outubro, quando serão eleitos o próximo Prefeito Municipal junto com seu Vice e os Vereadores da próxima legislatura.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp