A atriz, escritora e documentarista, Maria Ribeiro, participa do programa Sílabas e Sons em edições especiais nos Museus de Mariana e Boulieu, instituições geridas pelo Instituto Cultural Aurum.
Conduzido pelo professor decano da PUC Rio, Júlio Diniz, Maria Ribeiro conversa com o público das cidades de Mariana e Ouro Preto nos dias 30 de abril e 01 de maio, respectivamente, sempre às 20h. O bate-papo inédito irá abordar temas diversos do universo feminino, maternidade, jornalismo e dramaturgia, além da vida e carreira de Maria Ribeiro.
Maria Ribeiro foi colunista do jornal “O Globo” e da revista “Veja Rio” e, atualmente, é escritora da Uol e da Gama. Além disso, é autora dos livros “Trinta e Oito e Meio”, “Tudo o que eu sempre quis dizer mas só consegui escrevendo” e “Crônicas para ler em qualquer lugar”, este último em parceria com Gregório Duvivier e Chico de Sá. Ela também foi apresentadora do programa “Saia Justa” do canal GNT, dirigiu os documentários “Outubro”, “Domingos” e “Los Hermanos”, e atuou em séries, novelas e nos filmes “Tropa de Elite” 1 e 2. Durante o bate-papo, Maria Ribeiro irá compartilhar com o público detalhes da sua vasta trajetória de vida e profissional.
Os ingressos para o bate-papo são solidários e já podem ser retirados gratuitamente na plataforma Sympla ou na recepção dos Museus mediante a troca por 1kg de alimento não perecível. Por meio do Programa, toneladas de alimentos já foram destinados às entidades sociais de atendimento as crianças e adolescentes da região.
Integram também o evento de lançamento da programação do Instituto Cultural Aurum as coletivas de imprensa com jornalistas do estado e da região. Elas serão realizadas na segunda-feira, dia 29 abril, às 14h, no Museu Boulieu, em Ouro Preto, e na terça-feira, dia 30, às 17h, no Museu de Mariana. Logo após, o Museu de Mariana ainda receberá a abertura da exposição “Camada por Camada”, de Carol Reis e Valentina Brocchetto, às 18h30, antecedendo o bate-papo com Maria Ribeiro.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
O Museu de Mariana conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, gestão do Instituto Cultural Aurum e realização da Prefeitura de Mariana e Governo Federal Brasil: União e Reconstrução via Lei Rouanet.
Sobre Instituto Cultural Aurum
Há mais de duas décadas, a empresa Aurum Produção e Eventos se desenvolve valorizando as múltiplas manifestações culturais brasileiras. Com о intuito de proporcionar uma maior amplitude de suas ações nas instâncias patrimoniais, educacionais e na preservação dos patrimônios material e cultural em toda a sua diversidade, democratizando o acesso e fomentando expressões artísticas, foi criado, no ano de 2021, o Instituto Cultural Aurum. Sua atuação – em museus e centros culturais – é sustentada pela visão de que a educação e a cultura são instrumentos de transformação social, capazes de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações.
Sobre o Museu Boulieu
O Museu Boulieu – Caminhos da Fé, localizado em Ouro Preto, acolhe a coleção formada pelo casal Maria Helena e Jacques Boulieu. O acervo reúne peças provenientes de variadas regiões do mundo nas quais se projetou a cultura ibérica levada pelos navegadores e conquistadores portugueses e espanhóis. Completando recentemente 2 anos de funcionamento, o espaço já recebeu mais de 75 mil visitantes. Sendo mais de 8 mil em visitas mediadas e oficinas, firmou parcerias com cerca de 350 instituições, além de realizar mais de 70 eventos para mais de 38 mil pessoas.
Sobre o Museu de Mariana
O Museu de Mariana é um espaço de representação, interpretação e projeção da cidade, levando em conta aspectos culturais, sociais, históricos, geográficos, geológicos e político-religiosos do município de Mariana. A partir de um olhar simultâneo para o passado e o presente, o Museu busca preservar e valorizar a história, a cultura e a identidade de uma das mais tradicionais cidades de Minas Gerais.
O Sílabas e Sons
O Programa Sílabas e Sons, desde de 2022, já recebeu milhares de pessoas e promoveu encontros com renomados artistas e o público, como Zezé Motta, Toni Garrido, Leila Maria, Elisa Lucinda, Jorge Vercillo entre outros no Museu Boulieu, em Ouro Preto, e no Museu de Mariana, rota do turismo histórico de Minas Gerais. Além de Minas, o programa desembarcou no litoral capixaba no último ano, integrando a programação do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, no Espírito Santo.
Em cada encontro mensal o programa aproxima o público da trajetória de nomes consagrados por meio de um bate-papo descontraído entremeado de performances e canções. O programa é um convite para que o público se aproxime da trajetória desses artistas, suas histórias de vida, curiosidades sobre a carreira, revelando suas opiniões e valores, possibilitando o diálogo direto, dinâmico e produtivo com o público.
Ao contar com a mediação de Júlio Diniz, pesquisador, ensaísta e professor decano da PUC Rio, o projeto tem como objetivo ampliar a compreensão da trajetória bem-sucedida, mostrando também o trabalho árduo que acontece por trás dessas carreiras, desmitificando muito da aura que cerca a profissão do artista.
Sobre a exposição “Camada por Camada” de Carol Reis e Valentina Brocchetto
Brasil e Argentina. Duas mulheres da mesma geração, vivendo histórias de vidas bem diferentes. Quando se conheceram, descobriram que durante a pandemia uma fotografava cebolas, e outra as bordava. Por motivos diferentes, mas por sentimentos parecidos. Agora decidiram juntar esses dois ofícios num projeto de nome “Camada por Camada”. Acreditando que os sentimentos formam camadas, ou se revelam como pétalas que se abrem e não se partem, resolveram tornar a Cebola protagonista destas obras que unem as fotografias da Carol ao movimento das linhas e agulhas da Valentina, artista têxtil nascida em Córdoba.
Serviço
Museu Boulieu
Endereço: Rua Padre Rolim, 412, Centro, Ouro Preto – Minas Gerais, Brasil
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/vhXhQAX5zbKyzhGp8
Coletiva de Imprensa – dia 29 de abril, às 14h.
Sílabas e Sons com Maria Ribeiro – dia 01 de maio, às 20h.
Ingressos: Sympla
Museu de Mariana
Endereço: Rua João Pinheiro, 20, Centro, Mariana – Minas Gerais, Brasil
Como chegar: https://maps.app.goo.gl/fSy8PkBjiq8obKGb6
Coletiva de Imprensa – dia 30 de abril, às 17h.
Abertura da “Camada por Camada” de Carol Reis e Valentina Brocchetto – dia 30 de abril, às 18h30.
Sílabas e Sons com Maria Ribeiro – dia 30 de abril, às 20h.
Ingressos: Sympla