A Prefeitura de Congonhas trabalha para entregar a população obras que irão trazer benefícios para os congonhenses e proporcionar mais atrações para os turistas que visitam a cidade.
O novo Parque Natural Municipal da Romaria vai encher os olhos dos congonhenses e visitantes. Ele está inserido em um complexo cultural onde estão o Museu Congonhas, a Alameda Cidade Matosinhos de Portugal e o conjunto barroco da Basílica do Bom Jesus de Matosinhos.
O grande diferencial do Parque é a junção do meio natural junto ao edificado, que vai permitir não somente a prática de exercícios físicos como também a preservação ambiental.
No que diz respeito aos turistas, o objetivo é ampliar o tempo de permanência do visitante na cidade e propiciar um local diferenciado para visitação.
O circuito de trilhas é todo cercado pela vegetação local e posteriormente será recomposta por vegetação nativa o que vai proporcionar o desenvolvimento do ecossistema.
Com cerca de 30.447,50 m² de área, o parque apresenta vegetação de mata atlântica, com resquícios de espécies nativas e presença de espécies exóticas na região.
O projeto arquitetônico contempla: recepção, portaria, decks de madeira, banheiro seco com bacia de evapotranspiração, orquidário, borboletário, cobertura multiuso, relógio analemático e anfiteatro.
Texto, edição de vídeo e voz: Letícia Tomaino / Imagens: Dalmar Pereira