Novo carro com 1.500 km de autonomia pode mudar tudo na indústria automotiva global. ‘Super carro elétrico’ da Toyota chegará ao mercado em alguns anos prometendo revolução no setor.
A Toyota revelou recentemente uma tecnologia revolucionária para seus modelos de carros elétricos, prometendo transformar a indústria da mobilidade. Em meio à constante evolução do mundo da mobilidade elétrica, a montadora japonesa anunciou um carro elétrico com autonomia de 1.500 km com apenas uma carga. Esta conquista notável tem o potencial de revolucionar a concepção atual da mobilidade elétrica e estabelecer novos padrões para o setor.
Iniciativas da Toyota para inovar o mercado de elétricos
A estratégia da Toyota engloba uma gama de tecnologias eletrificadas que vão desde veículos puramente elétricos até veículos híbridos plug-in e veículos com células de combustível. À medida que o cenário automobilístico passa por uma transformação eletrizante, a recente apresentação técnica da Toyota revelou o seu ambicioso plano para o futuro eletrificado, oferecendo um vislumbre tentador do que está por vir.
A Toyota embarcou em uma notável colaboração com a divisão de sistemas espaciais da Mitsubishi e sua missão está longe de ser comum. O projeto visa a integração da tecnologia hipersônica no design de um ‘super carro elétrico’ da Toyota com a aerodinâmica que desafia as leis da física convencional.
Trata-se de um modelo elétrico que corta o ar com uma tecnologia recém descoberta, reduzindo o arrasto e aprimorando o desempenho geral. Em conjunto com esta parceria, a próxima geração da tecnologia de bateria de carros elétricos da Toyota é o grande destaque.
A marca tem planos de introduzir seus próximos elétricos já a partir de 2026, mirando em um carro com 1.500 km de autonomia e estabelecendo novos padrões. Com o ‘super carro elétrico’ da Toyota, o objetivo é atender a um público diversificado, buscando alcance estendido e preços mais acessíveis.
Como funcionará a bateria do carro com 1.500 km de autonomia da Toyota?
Para atender a essa demanda diversificada, a Toyota planeja adotar uma estratégia de bateria de dois canos. Em 2026 e 2027 serão lançados dois tipos de bateria: alto desempenho e popularizadas.
A bateria de alto desempenho, com uma química de lítio e Cobalto Manganês está destinada a proporcionar um notável aumento de 20% na autonomia do ‘super carro elétrico’ da Toyota, ao mesmo tempo em que reduz custos em 20%. Por outro lado, a bateria popularizada da Toyota adota a química de fosfato de ferro de lítio, não apenas estendendo a autonomia em 20%, mas também reduzindo drasticamente os custos em 40%.
Essa abordagem visa democratizar os veículos elétricos tornando-os não apenas mais acessíveis, mas acessíveis a um público mais amplo. No entanto, a narrativa de eletrificação da Toyota não para por aí. O ponto alto da apresentação técnica foi a revelação de sua tecnologia de bateria de estado sólido que promete trazer um carro com 1.500 km de autonomia.
As baterias de estado sólido são frequentemente consideradas o auge da tecnologia de baterias de carros elétricos, pois dispensam um eletrólito líquido ou em gel tradicional.
Toyota promete 50% mais de eficiência em suas baterias
A ousada declaração da Toyota vem com a promessa de um aumento projetado de 20% na autonomia, uma proposta tentadora para aqueles afligidos pelo medo do baixo alcance. Com a tecnologia de bateria de estado sólido, que será utilizada no novo carro com 1.500 km de autonomia, a perspectiva de viagens sustentáveis a longa distância não é mais um sonho distante, mas uma realidade próxima.
Contudo, a Toyota não pretende descansar e a empresa está pesquisando ativamente o desenvolvimento de uma versão de maior desempenho de suas baterias de estado sólido. Isso não é uma atualização menor, é um grande salto adiante.
Se suas pesquisas tiverem sucesso, essa bateria de alto desempenho poderá impulsionar o ‘Super Carro elétrico’ da Toyota a alturas incríveis, oferecendo um aumento surpreendente de 50% na autonomia.
A visão da Toyota não se trata apenas de atender as necessidades dos motoristas de hoje, trata-se de transformar a forma como percebemos os veículos elétricos em um mundo em que as preocupações ambientais estão na vanguarda do discurso Global.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS