Será feriado nesta sexta-feira (7), em Conselheiro Lafaiete, na região central de Minas. Após o Corpus Christi a cidade vive outro feriado religioso prolongado dedicado a Entronização do Sagrado Coração de Jesus quando fieis católicos celebram a devoção.
O feriado foi decretado no município por lei desde 2003, quando o Santuário Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus foi elevado à condição de Basílica Menor pelo Papa João Paulo II.
Jubileu
Neste ano, a festa é carregada de um simbolismo ainda maior, já que o Papa Francisco, por meio da Santa Sé, concedeu à festa do Sagrado Coração de Jesus, o título de Jubileu. A informação foi divulgada na primeira sexta-feira deste mês, 2 de fevereiro, quando a Igreja tradicionalmente dedica ao Sagrado Coração de Jesus.
Segundo o Pároco e Reitor da Basílica, Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, solicitação foi enviada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, em dezembro de 2023, tendo recebido uma resposta positiva em 24 de janeiro deste ano.
Outro fato que motivou esse pedido é que neste ano celebra-se os 150 anos da primeira consagração da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus. Esse momento histórico aconteceu em 8 de dezembro de 1874, na Catedral de Mariana, pelo então Bispo Diocesano, Dom Antônio Ferreira Viçoso.
A festa do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete
Realizada desde 1962 no mês de junho, quando o santuário ainda era curato e filiado à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a novena do Sagrado Coração de Jesus atrai milhares de fiéis todos os anos que acorrem à Basílica para pedir graças e agradecer pelas bênçãos concedidas.
Um marco de grande relevância das festividades é a Entronização do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria nos lares por meio dos meios de comunicação, especialmente da rádio, realizada sempre no dia da festa, desde o longínquo 1967.
O comércio
Na sexta-feira, 07/06, será feriado em Conselheiro Lafaiete, em comemoração à Entronização do Sagrado Coração de Jesus. Na data não haverá funcionamento do comércio em geral na cidade, não havendo, de acordo com o Presidente do SINDCOMERCIO CL (Sindicato do Comércio de Conselheiro Lafaiete), Bento José Oliveira, negociação coletiva que permita a convocação de funcionários.
Contudo o setor de gêneros alimentícios como varejões, mercearias, supermercados, atacarejos e outros, funcionarão, conforme as regras da Convenção Coletiva de Trabalho.
O SINDCOMERCIO CL, sindicato que representa as empresas do comércio de bens e serviços da cidade, salientou ainda que a maioria dos estabelecimentos de gêneros alimentícios funcionará em horário normal, mas podem haver variações, sendo importante que o cliente verifique com antecedência o horário de funcionamento do estabelecimento onde pretende fazer suas compras.