16 de julho de 2024 00:16

BUARQUE NOS TRILHOS: em ruínas, comunidade de Buarque de Macedo cobra restauro da estação ferroviária antes que se torne apenas uma foto na parede

Antes que tarde seja tarde demais. A comunidade escola se engaja na preservação de seu patrimônio. Cansados de esperar por uma solução, os alunos da Escola Antônoio Nogueira de Rezende, em Buarque de Macedo, simpática localidade de Conselheiro Lafaiete (MG) promovem nesta sexta-feira (12) um abraço solidário na estação ferroviária.

O ato tem por objetivo chamar a atenção da prefeitura sobre o estado totalmente precário do maior patrimônio histórico e pelo qual a comunidade nutre um sentimento de amor e pertencimento.

“Já nos prometeram a completa reforma mas estamos abandonados a própria sorte. É um descaso total com nossa história, nossos valores e nossa identidade”, disseram os organizadores. A comunidade teme pelo desabamento da estrutura já que não existe mais o telhado e há o risco de se perder o patrimônio que é cartão-postal do distrito, antes que o bem se transforme em apenas um retrato na parede de uma recordação.

Abandonada e esquecida, a Estação de Buarque de Macedo, nome dado em homenagem ao ministro de Obras Públicas em 1881, e inaugurada em 1893, somente conta com a sorte para permanecer em pé.

Nossa reportagem entrou em contato com o Curador do Patrimônio Histórico, o Promotor Glauco Peregrino afirmou que a estação de Buarque de Macedo encontra-se sob a posse da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete.

Em 2021, a Gerdau destinou recursos para financiar o projeto de restauro e reforma da Estação de Buarque de Macedo, nome dado em homenagem ao ministro de Obras Públicas em 1881. O projeto é fruto da captação de verbas junto as leis de incentivo à cultura, do Governo Federal, através da Associação de Movimentos Artísticos (ASMAD), com sede em Santos Dumont (MG).

Segundo informações, a Gerdau já depositou os recursos integral do aporte ao financiamento da obra no valor de R$835 mil.

Porém desde esta data o projeto ainda depende homologação final do projeto junto ao IPHAN (Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Desde então, o projeto aguarda aprovação do IPHA para início das obras de restauro. O projeto aguarda aprovação do IPHAN, enquando isso pode desabar a qualquer instante.

Em contato com o Promotor, Glauco Peregrino, ele informou que designou reunião com o IPHAN, Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e a Associação Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumonto – AMASD (entidade proponente do projeto de restauro) para tentar destravar os recursos para a execução das obras de restauro da estação.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade