Novo Monza 2024 no Brasil? Sedan médio da Chevrolet que veio para substituir Onix e Cruze é o novo pesadelo do Toyota Corolla!
Em uma reviravolta no mundo automobilístico, a Chevrolet, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, lança nova estratégia para conquistar o coração e a garagem dos consumidores com o retorno de um clássico, o novo Monza 2024, que promete ser o terror da Toyota! Posicionado no mercado chinês a um valor atrativo de 61,8 mil yuans (cerca de R$ 43 mil em conversão direta), o veículo visa reestabelecer a marca como líder nesse crucial território automobilístico. No Brasil estima-se que esse clássico chegue ainda esse ano e seja vendido por menos de R$ 90 mil, sendo R$ 50 mil mais barato que o Corolla.
Embora o Onix Plus tenha se tornado uma verdadeira lenda nas estradas brasileiras, marcando seu território como líder indiscutível, não replicou esse êxito na China, um mercado vital para a Chevrolet. Suas vendas na nação asiática foram julgadas insuficientes pela companhia. Apesar dos desafios, a Chevrolet lança na China o retorno ao mercado de um dos grandes clássicos automotivos, o Monza, mirando revigorar sua imagem com essa nova oferta.
Novo carro da Chevrolet, o pesadelo do Toyota Corolla, vem para o Brasil
A montadora tem grandes expectativas para este relançamento. Com o legado do nome Monza, é difícil imaginar que não se destaque. Além da estratégia de marketing que enfoca o retorno triunfal do veículo, o preço competitivo como um ponto chave de atração.
O lançamento do novo Monza tem um preço estimado em torno de 61,8 mil yuans, equivalente a aproximadamente R$ 43 mil( valor de conversão direta e sem impostos). No aspecto visual, o modelo exibe afinidades com o Onix na parte de trás e no perfil lateral. Entretanto, a grade dianteira, marcada por um distintivo design em forma de X e perfeitamente alinhada aos faróis, remete ao estilo moderno da nova Blazer e do SUV cupê Seeker, ambos produzidos na China.
Adeus Onix e Cruze, o novo Monza vem com motor de 109 cavalos e 14,3 kgfm de torque
Os faróis de LED do novo Monza trazem à memória os utilizados no sedan Cruze. Quanto às dimensões, o comprimento do novo Monza assemelha-se bastante ao do Cruze, alcançando 4,66 metros. Contudo, seu entre-eixos é levemente reduzido, medindo 2,64 metros, em comparação aos 2,70 metros do sedan médio disponível no Brasil.
Dentro do Monza, espera-se um ambiente revestido de modernidade. O sedan adota um design inovador com duas telas de 10,25 polegadas, encaixadas em uma única moldura, servindo tanto para o painel de instrumentos quanto para a central multimídia, similar ao Tracker RS vendido na China. Além disso, o veículo oferece carregador sem fio para smartphones, freio de estacionamento eletrônico, bancos dianteiros aquecidos, sistema de alerta para pontos cegos e espelhos retrovisores externos com função de desembaçamento.
Em uma clara tentativa de superar as críticas enfrentadas pelo Onix, o Monza deixa de lado os motores de três cilindros, pouco apreciados pelo consumidor chinês. Na sua configuração mais simples, vem equipado com um motor de quatro cilindros 1.5, capaz de entregar 109 cavalos de potência e 14,3 kgfm de torque, um propulsor já familiar aos chineses por estar presente em outros modelos da Chevrolet. Esta versão pode ser acoplada a uma transmissão automática ou manual de seis velocidades. Com o motor 1.5, o Monza alcança 100 km/h em 12,9 segundos e oferece um consumo eficiente de 17 km/l na cidade e 20 km/l em rodovia, segundo o padrão de medição chinês.
Novo carro da Chevrolet faz 20,9 km/l
A segunda alternativa que desembarca no cenário automobilístico eleva o patamar com um propulsor 1.3 turbo, incorporando uma sofisticada tecnologia híbrida leve de 48V. Essa configuração entrega uma potência de 163 cavalos e um torque de 23,4 kgfm já a 1.800 rpm, acoplada a uma transmissão automática de dupla embreagem de 6 marchas, prometendo uma experiência de condução revigorada e com alta eficiência energética.
A Chevrolet destaca que o novo Monza 2024 atinge a marca de 100 km/h em apenas 9,2 segundos, aliado a um desempenho notável no consumo de combustível, com 20 km/l na cidade e 20,9 km/l em estrada. Além de sua presença no mercado chinês, o Monza atravessa fronteiras, chegando ao México sob o nome de Cavalier, expandindo assim sua pegada global.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS