Novo SUV da Renault chama a atenção no mercado global. O SUV Renault Rafale chegará com três motores e promete entregar até 1.000 km de autonomia.
No mercado Europeu, o portfólio da Renault é repleto de modelos para todos os gostos e bolsos. Por lá, um dos modelos que chama a atenção é o SUV Renault Rafale. Trata-se de um SUV cupê, com o estilo do Fiat Fastback, mas de porte médio. Agora, o novo SUV da Renault ganhou uma versão preparada pela Alpine e que traz tração nas quatro rodas e até três motores.
SUV Renault Rafale entrega quase 300 cavalos de potência
O Renault Rafale Atelier Alpine chega para ser uma das versões mais caras e equipadas da linha do SUV. O novo SUV da Renault possui 4,71 m de comprimento, 1,86 m de largura e entre-eixos de 2,74 m. Desta forma, ele acomoda confortavelmente 5 pessoas e mais 530 litros no porta-malas.
Até então, o carro esbanjava uma versão Espirit Alpine como uma das mais sofisticadas. O SUV já trazia um motor 1.2 turbo de 130 cv e 20,9 kgfm e trabalhava em união com mais dois propulsores elétricos menores.
O mais potente rendia 70 cv e 20,9 kgfm e o menor 34 cv e 5 kgfm. Juntos, os propulsores entregam 200 cv. Por sua vez, o SUV Renault Rafale Atelier Alpine tem todos esses motores e mais um traseiro, o qual entrega 134 cv.
Os três propulsores ajudam o SUV cupê a ter quase 300 cv e tração nas quatro rodas, o que é inédito em sua vida. Além disso, essa nova versão é híbrida plug-in. Com tudo isso de potência, a aceleração de 0 a 100 km/h do novo SUV da Renault é de apenas 6,4 segundos.
Renault Rafale Atelier Alpine entrega 100 km de autonomia elétrica
O modelo conta com uma bateria de 22 kWh de capacidade e a autonomia elétrica é de aproximadamente 100 km. Esse componente pode ser carregado de 10% até 80% em pouco mais de duas horas ou ser completamente recarregado em cerca de três horas.
Com uma potência combinada de 300 cv, o modelo oferece uma autonomia 100% elétrica de até 100 km no ciclo WLTP. O consumo é um dos principais destaques. Segundo a Renault, o veículo apresenta um consumo médio de 17,2 km/l (5,8 l/100 km) no ciclo WLTP utilizando apenas o motor a combustão.
Com o auxílio do motor elétrico, a marca promete o consumo de apenas 0,7 litros a cada 100 km em uso misto WLTP – o equivalente a 142,8 km/l!
Por enquanto, o modelo ainda não tem previsão de chegada ao Brasil, mas ao que tudo indica, o Renault Rafale será a inspiração para o novo SUV médio que a marca francesa vai produzir no Brasil.
Para diferenciar as versões preparadas pela Alpine, a Renault aplicou diferenças nas listas de equipamentos desses Rafale. O Espirit é o mais em conta e traz vários acessórios próprios como tapetes e rodas de 20 polegadas.
Já o Atelier conta com a cor azul Satin Summit na carroceria, rodas escurecidas do estilo “Chicane” de 21 polegadas e um spoiler preto Starry que vem instalado em cima da janela traseira. O SUV Renault Rafale possui ainda suspensão adaptativa, o qual funciona após uma câmera instalada na dianteira identificar como é o terreno pela frente e assim alterar o funcionamento dos amortecedores.
Aliás, essas peças e o ângulo de direção da roda traseira contam com três modos diferentes de configuração. Segundo informações da mídia, os preços dessa versão do novo SUV da Renault não foram divulgados, mas as vendas começarão no segundo semestre deste ano e não há confirmação para sua chegada no Brasil.
Tecnologias presentes no novo SUV da Renault
Uma inovação é o sistema de Suspensão Adaptativa, com Câmara Preditiva, que ajusta de forma contínua o amortecimento com base na velocidade e na reação do condutor, proporcionando conforto e desempenho em várias condições de estrada.
Além disso, o Rafale Atelier Alpine apresenta um inovador Agility Control, permitindo ao condutor ajustar os parâmetros do sistema 4Control Advanced, os níveis de amortecimento e os ângulos de direção traseiros em três modos: Confort, Dynamique e Sport.
Essas configurações estão disponíveis em todos os modos de condução, exceto no modo Snow, oferecendo uma personalização fácil do Rafale de acordo com as preferências do condutor.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS