27 de julho de 2024 08:53

RUMO AO CONGRESSO APÓS 44 ANOS: em janeiro Glaycon Franco pode chegar ao Congresso Nacional e redemir Lafaiete (MG)

Como bom mineiro, Glaycon Franco (PV) vem costurando chegar ao Congresso Nacional, um dos maiores sonhos de sua carreira política. E 2025, pode se a virada de chave.

Isso porque Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de deputados federais pré-candidatos a prefeito, ficando atrás apenas de São Paulo, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Até o momento, há 13 pré-candidaturas anunciadas por deputados federais mineiros, número que ainda pode mudar até as convenções partidárias, que ocorre entre 20 de julho e 5 de agosto.

 Em Minas Gerais, quatro petistas pretendem disputar o pleito, incluindo Rogério Correia, que é pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Dandara, em Uberlândia, Leonardo Monteiro em Governador Valadares e Paulo Guedes em Montes Claros. Os 4 estão na Federação Brasil da Esperança – FE BRASIL (PC do B / PT / PV) da qual Glaycon Franco também faz parte.

Atualmente, cada deputado dispõe de R$ 38 milhões por ano para decidir onde investir. Estes valores consideram apenas emendas individuais. Se forem consideradas as emendas de comissão e de bancada, o valor pode dobrar. São raros os municípios brasileiros que dispõem de tantos recursos livres em caixa para alocar onde quiserem.

Chance no Congresso

As chances de Glaycon Franco chegar ao Congresso crescem a cada com a possibilidade de vitória de algum candidato do PT nas cidades em que disputam. Esta será uma das grandes chances de Lafaiete (MG) ter um representante no Congresso, representatividade tanto cobrada pela classe política local.

Glaycon Franco foi o 11º candidato mais votado nas eleições proporcionais em 2022 na sua coligação Federação Brasil da Esperança – FE BRASIL (PC do B / PT / PV), sendo o primero suplente com 59.818 votos.

O último deputado, representante de Lafaiete foi João Nogueira que renunciou ao cargo em 1980 para assumir uma cadeira no Tribunal de Contas da União em substituição a Mauro Renault Leite, presidindo a corte entre 1984 e 1985, quando aposentou-se.

  1. Bruno Farias (Avante) – Teófilo Otoni
  2. Dandara (PT) – Uberlândia
  3. Delegada Ione (Avante) – Juiz de Fora
  4. Délio Pinheiro (PDT) – Montes Claros (suplente em exercício)
  5. Dimas Fabiano (PP) – São Gonçalo
  6. Duda Salabert (PDT) – Belo Horizonte
  7. Hercílio Coelho Diniz (MDB) – Governador Valadares
  8. Junio Amaral (PL) – Contagem
  9. Leonardo Monteiro (PT) – Governador Valadares
  10. Paulo Guedes (PT) – Montes Claros
  11. Pedro Aihara (PRD) – Brumadinho
  12. Rogério Correia (PT) – Belo Horizonte
  13. Ulisses Guimarães (MDB) – Poços de Caldas

Confira o número de pré-candidatos por estado:

  • São Paulo (SP): 15 pré-candidatos
  • Minas Gerais (MG): 13 pré-candidatos
  • Rio de Janeiro (RJ): 8 pré-candidatos
  • Ceará (CE): 7 pré-candidatos
  • Paraná (PR) e Rio Grande do Sul (RS): 5 pré-candidatos cada
  • Mato Grosso do Sul (MS), Pará (PA), Pernambuco (PE) e Santa Catarina (SC): 4 pré-candidatos cada
  • Acre (AC), Goiás (GO) e Paraíba (PB): 3 pré-candidatos cada
  • Alagoas (AL), Amazonas (AM), Bahia (BA), Maranhão (MA), Rio Grande do Norte (RN) e Tocantins (TO): 2 pré-candidatos cada
  • Mato Grosso (MT), Piauí (PI), Rondônia (RO), Roraima (RR) e Sergipe (SE): 1 pré-candidato cada

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade