14 de agosto de 2024 21:22

Copa de 2034: Arábia Saudita construirá cidade de R$ 5 trilhões; veja detalhes

Neom, no deserto do país, terá uma cidade de 170 km de extensão, com aeroporto e estádio construídos dentro de uma estrutura linear toda espelhada

A Arábia Saudita projeta para 2030 o término da construção de uma cidade linear, ao custo de R$ 5 trilhões. No noroeste do país, às margens do Mar Vermelho, Neom será uma das sedes da Copa do Mundo de 2034. O país do Oriente Médio é o único candidato a receber a edição e será confirmado como sede até o fim de 2024.

No início da semana, a Federação da Arábia Saudita, em conjunto com o governo local, enviou à direção da Fifa o caderno de encargos, o documento que projeta a organização da Copa. E Neom é um das sedes, com a construção de um estádio para 46 mil pessoas, que deve ficar pronto em 2032 e receber jogos da fase de grupos, das oitavas de final e das quartas de final.

Neom não será construída especificamente para a Copa. O projeto faz parte de um ambicioso plano saudita de diversificar a economia e diminuir a dependência do petróleo. A ideia é que a região receba investimento pesado de até 15 setores econômicos, como os de construção e de tecnologia.

Se não é o motivo principal de erguer uma cidade do zero, a confirmação de que a Arábia Saudita será sede da Copa deve ajudar na captação de recursos. Apesar de ser um país com muito dinheiro, por causa do petróleo, a Arábia Saudita vê na iniciativa privada a principal fonte de recursos para a construção para o projeto, e patrocinadores do Mundial devem ajudar nisso.

Cidade futurística

Dentro da região de Neom, no deserto da Arábia Saudita, estará The Line, uma área específica que está sendo chamada de cidade futurística porque será construída para ficar 500 metros acima do nível do mar. Com extensão linear de 170 km, será toda espelhada e, no projeto apresentado pela Arábia Saudita, toda a estrutura da Copa de 2034 nessa região será dentro de The Line, inclusive o estádio.

O Estádio de Neom estará construído 350 metros acima do nível do mar, todo envolto pela estrutura espelhada da cidade. Ele estará anexo a um “porto desportivo”, como se define o projeto, que terá também quatro centros de treinamento, que estarão à disposição de seleções durante a Copa.

A previsão dos sauditas é de que em 2030, quando o projeto Neom deve estar concluído, 300 mil pessoas morem na região. Um aeroporto internacional será construído dentro da cidade espelhada, que servirá como mais uma opção de chegada ao país.

O hotel da direção da Fifa estará em Neom, assim como outros VIPs, para os membros das cúpulas das confederações, como a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Todo o transporte dentro da cidade será feito por meio de veículos autônomos de trânsito rápido mediante cinco corredores.

Não será a primeira cidade construída antes de uma Copa do Mundo. No Catar, em 2022, Lusail surgiu do zero. Lá ficou o principal estádio daquele Mundial, que recebeu os jogos de abertura e a final.

A Arábia Saudita indicou que terá 15 estádios para o Mundial de 2034, 11 deles construídos especialmente para a competição (três já estão em construção). Outros quatro serão remodelados. O maior deles será o King Salman International Stadium, na capital Riad, com capacidade para 92.270 pessoas. Ele será palco da abertura e da final da Copa de 2034.

Edições mais próximas

A próxima Copa do Mundo será a de 2026, pela primeira vez em três países: Estados Unidos, México e Canadá. Também será a primeira com 48 participantes, totalizando 104 jogos.

Em 2030, o Mundial será em Portugal, na Espanha e no Marrocos, em 20 estádios distribuídos por 18 cidades entre os três países. Mas há um detalhe: as três primeiras partidas serão na América do Sul, para comemorar o centenário das Copas, que começou em 1930, no Uruguai.

Haverá um confronto no estádio Centenário, em Montevidéu, capital uruguaia, outro no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina, e o terceiro em Assunção, no Paraguai, em estádio a ser definido.

Será em uma nova arena para 45 mil pessoas, que a Conmebol pretende construir, ou no velho Defensores del Chaco, que será reformado caso seja indicado.

FONTE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade