Cachoeira do Bom Despacho, em Santa Cruz de Minas, teve a visitação reduzida em cerca de 80%, segundo a Prefeitura da cidade. Situação voltou a se normalizar nesta semana após chuvas intensas na região.
Após mais um mês de seca, a Cachoeira do Bom Despacho, em Santa Cruz de Minas, voltou a ter água caindo depois de intensas chuvas na região nas últimas duas semanas. O local é um ponto turístico importante na região.
“A cachoeira tem se recuperado, e alguns poços que tinham secado devido à estiagem já estão voltando”, contou Augusto César, porta-voz da Prefeitura da cidade.
Augusto César também explicou que, neste ano, a falta de chuvas foi mais severa, o que influenciou tanto a seca quanto o tempo necessário para o retorno do abastecimento. “Mas, obviamente, precisamos de mais um período de chuvas para que a cachoeira volte à sua capacidade normal”, complementou.
Retorno do turismo no local
Com a normalização da queda d’água, o fluxo de visitas à cachoeira voltou a se estabilizar. No entanto, a expectativa é que o turismo na região também volte a crescer, conforme afirmou o porta-voz da Prefeitura.
Quando secou completamente em setembro, após mais de 100 dias sem chuva na região, a Cachoeira do Bom Despacho viu a frequência de turistas reduzir em cerca de 80%.
Apesar de o município sempre passar pelo período de estiagem nesta época do ano, esta foi a primeira vez que o atrativo ficou completamente sem água.
Cachoeira em rota histórica de Minas
A Cachoeira do Bom Despacho está dentro da rota do caminho velho da Estrada Real, conhecido também como Caminho do Ouro, primeiro trajeto utilizado para o transporte de riquezas, e fica entre Tiradentes e São João del Rei.
O atrativo faz parte do entorno do Marco Zero da Estrada Real e está incluído na Área de Preservação Ambiental (APA São José).
FONTE G1