A cidade brasileira de Hidrolândia, na região metropolitana de Goiânia, tem o maior pomar de jabuticaba do mundo e produz vinho, geléias e sorvetes com a fruta. No total, são 42 mil pés.
E a Fazenda Jaboticabal é aberta ao público, em alguns meses do ano, para turistas que querem experimentar as delícias da fruta e seus derivados. O passeio no local envolve piqueniques, tours pelos processos de produção e é claro, muita jabuticaba.
Em 1999 a família responsável começou uma vinícola, também aberta para visitação. A Vinícola Jabuticabal também faz o maior sucesso e disponibiliza uma ótima estrutura para quem quer conhecer a iguaria. É um belo passeio!
Fazendo Jabuticabal
Em entrevista ao Correio Braziliense, Paulo Antônio Silva, de 52 anos, um dos 11 filhos do fundador da fazenda, explica que a família tem 120 membros. A metade trabalha com jabuticabas.
A história do local coincide com a criação da capital. Os primeiros pés foram plantados em 1947, pelo pedreiro e feirante Antônio, e sua esposa, Maria da Luz de Jesus. Ao perceber o potencial de uma capital planejada, os dois resolveram investir na plantação.
A maioria dos pés que hoje estão lá, foi plantada no anos 1940. É muita história.
Vinhos, geléias, entre outros
Lá, se produz tudo, de bebidas às comidas.
Ao visitar a Fazenda, o turista vai poder provar as frutas diretamente do lá. Isso, por si só, já é uma experiência incrível.
Caipirinha, sorvete, doce, geléia, capuccino, cachaça e até mesmo uma pasta para usar com carne no churrasco. Que diferente!
Em 1999 o local passou por um processo de industrialização com uma tecnologia desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás, a UFG.
Fruta faz bem
A jabuticaba é o fruto da jabuticabeira, árvore originária do Brasil.
Pequena, de casca roxa e uma doce polpa branca, o alimento contém ferro, vitaminas e carboidratos.
Ao todo, existem aproximadamente 15 diferentes espécies de jabuticaba. A mais comum é a Sabará.
Nativa da Mata Atlântica, a fruta é muito usada em inúmeras pesquisas no país, além de ser associada à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
FONTE SÓ NOTÍCIA BOA