A duplicação da BR-153, com início previsto para 2025, promete revolucionar a infraestrutura da região. Com investimento de R$ 410 milhões, o projeto inclui vias marginais, viadutos e pontes, melhorando a segurança e reduzindo gargalos logísticos.
O Brasil está prestes a testemunhar uma transformação histórica em uma de suas rodovias mais importantes, mas os detalhes dessa empreitada ainda guardam surpresas.
Por trás de números impressionantes e promessas de melhoria na infraestrutura, um ambicioso projeto de duplicação promete revolucionar o transporte no país.
O que está em jogo é mais do que segurança e mobilidade: é o futuro de cidades inteiras que dependem dessas estradas para se desenvolver.
Duplicação da BR-153 e os primeiros passos em 2025
Com um investimento estimado em R$ 410 milhões, as obras de duplicação da BR-153, administrada pela Ecovias do Araguaia, devem começar já em 2025.
O trecho a ser duplicado compreende os 53,44 quilômetros entre Anápolis, em Goiás, e a fronteira com o Tocantins, passando por importantes cidades como Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis.
A expectativa é de que as obras dessa etapa sejam concluídas até outubro do mesmo ano.
Segundo a concessionária, esse projeto faz parte de um cronograma maior que prevê a duplicação de 448,54 quilômetros no estado de Goiás até o fim do contrato, que se estenderá por 35 anos.
Impactos diretos para motoristas e economia
De acordo com a Ecovias do Araguaia, os benefícios dessa intervenção já estão claros. Entre janeiro de 2023 e outubro de 2024, os trechos sob sua administração registraram uma queda de 35% no número de acidentes fatais.
Além disso, a duplicação da rodovia promete melhorar o fluxo de cargas e passageiros, reduzindo gargalos logísticos como engarrafamentos e garantindo maior eficiência no transporte de mercadorias.
O trecho, que antes era considerado um dos piores de Goiás, já recebeu melhorias no asfalto e terá ampliação em diversos pontos, com destaque para a construção de dois viadutos, três pontes, quase 30 quilômetros de vias marginais e quatro novos acessos.
Um olhar técnico sobre a obra
Em entrevista ao Jornal Opção, o especialista em infraestrutura de transportes Urubatan Silva Tupinambá Filho destacou que o contrato firmado entre a Ecovias do Araguaia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê a duplicação de 623,3 quilômetros.
Esse número representa mais da metade do total de 850,7 quilômetros sob responsabilidade da concessionária.
Tupinambá enfatizou a importância de priorizar trechos de maior movimento, como o segmento entre Uruaçu e Anápolis, para diminuir acidentes e melhorar a logística.
“Quanto mais segregar pedestres dos veículos, garantindo o melhor deslocamento tanto de um quanto do outro, melhor será a rodovia”, afirmou.
Ele também sugeriu intervenções complementares, como passarelas, passagens superiores e inferiores, e pontos de parada para caminhoneiros, essenciais para tornar a via mais segura e eficiente.
Projeções para o futuro da BR-153
O cronograma apresentado pela Ecovias do Araguaia divide as duplicações em duas grandes fases.
A primeira, que contempla 357,9 quilômetros, deverá ser realizada entre 2025 e 2032. A segunda, envolvendo os 265,5 quilômetros restantes, acontecerá entre 2041 e 2047.
Além disso, o projeto inclui melhorias urbanas, como rotatórias e acessos marginais, com o objetivo de integrar a rodovia às cidades que ela atravessa.
Essas intervenções são vistas como cruciais para fortalecer a conexão entre os estados de Goiás e Tocantins, promovendo o desenvolvimento regional.
Obras de impacto social e econômico
A BR-153 desempenha um papel estratégico para a economia nacional, ligando o Norte ao Centro-Sul do país. Sua duplicação não apenas trará mais segurança aos motoristas, mas também aumentará a capacidade de transporte de mercadorias, fortalecendo o agronegócio e outros setores produtivos.
Além disso, a redução no número de acidentes fatais reforça a importância de intervenções como essa para salvar vidas e promover um trânsito mais eficiente.
Afinal, essa obra cumprirá as promessas?
Apesar dos avanços já registrados, o cumprimento do cronograma e a efetividade das obras dependem da execução precisa do projeto.
Com o início das intervenções previsto para 2025, resta saber se a Ecovias do Araguaia conseguirá atender às expectativas de motoristas e empresários que dependem da BR-153 para seus negócios e deslocamentos.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS