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Após investimento BILIONÁRIO, importante rodovia mineira terá quase 200 km de duplicações, acostamentos e contornos, transformando a infraestrutura da região e gerando milhares de empregos diretos e indiretos!

O investimento permitirá a duplicação da rodovia, prometendo transformar a infraestrutura da região e impulsionar o desenvolvimento econômico

O governo de Minas Gerais revelou um plano ambicioso para a BR-356, anunciando a abertura de consulta pública para a concessão da rodovia ao setor privado. Parte das obras de duplicação será financiada com R$ 2 bilhões provenientes do acordo de Mariana. O lançamento da consulta foi realizado pelo governador Romeu Zema (Novo) em uma cerimônia em Mariana.

Detalhes do investimento

O investimento total para a concessão e melhorias na rodovia está estimado em aproximadamente R$ 5 bilhões. Desse total, R$ 2 bilhões virão do estado, enquanto o restante será garantido através do futuro contrato de concessão. A licitação do projeto e a assinatura do contrato estão previstas para ocorrer em 2025, marcando um novo capítulo na infraestrutura rodoviária da região.

Impacto na região

Durante o anúncio, Zema destacou a importância da BR-356 para o desenvolvimento regional. “Esta estrada vai mudar por completo toda essa região, promovendo um desenvolvimento muito maior”, afirmou o governador. Ele ressaltou que a dificuldade de acesso tem sido um fator que impede muitos empresários de investirem na área, e a duplicação da rodovia promete resolver esse problema, além de oferecer maior conforto e segurança para os usuários, de acordo com diáriodocomércio.

O que prevê o projeto de concessão

O projeto de concessão da BR-356, que conecta Mariana à BR-040, incluirá a duplicação de 67 quilômetros da rodovia, além de melhorias nas MG-262 e MG-329. Serão investidos cerca de R$ 2,5 bilhões em obras estruturantes, que incluem a implementação de 39 km de faixas adicionais, a readequação de 64 km de acostamentos e a construção de contornos viários e passarelas, totalizando 187,3 km de melhorias.

Adicionalmente, R$ 2,4 bilhões serão alocados para manutenção e serviços aos usuários, como atendimento de emergência médica e serviços de guincho para veículos.

Municípios beneficiados com a rodovia

Os trechos da rodovia cortam 11 municípios, incluindo Nova LimaRio AcimaItabiritoOuro PretoMarianaAcaiacaBarra LongaPonte NovaUrucâniaPiedade de Ponte Nova e Rio Casca. Essa abrangência ressalta a importância da BR-356 para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região.

Modelo de concessão inspirado no Rodoanel

O modelo de concessão será similar ao implementado no Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, visando garantir um uso eficiente dos recursos e a melhoria da infraestrutura rodoviária. Os R$ 5 bilhões investidos na primeira fase da nova rodovia, que terá cerca de 70 km, contarão com R$ 3,072 bilhões do acordo de reparação pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, e R$ 2 bilhões da concessionária do Rodoanel BH.

Audiências públicas e leilão previsto

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, anunciou que as audiências públicas para discutir a concessão da BR-356 ocorrerão em dezembro. “A consulta pública será divulgada em breve e as audiências serão fundamentais para definir a composição dos recursos e a cobrança do pedágio”, afirmou Bruno.

O edital de concessão da rodovia deve ser publicado no primeiro trimestre de 2025, com o leilão previsto para acontecer logo em seguida. O governador Zema destacou que as audiências servirão para discutir questões cruciais, como o valor do pedágio e a participação das prefeituras na composição financeira do projeto.

O acordo de Mariana e seus desdobramentos

O acordo de reparação relacionado ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, resultou em um total de R$ 170 bilhões em compensações e investimentos. O governo estadual priorizou a BR-356 devido à sua relevância para as comunidades afetadas pela tragédia, buscando transformar a infraestrutura da região e garantir um futuro mais seguro e acessível para todos.

FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS

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