×

Por R$ 90 mil, novo SUV compacto da Toyota faz 21 km por litro e chega para tirar o reinado do Toyota Yaris

Novo SUV chega para substituir o Toyota Yaris no Brasil. Trata-se do Toyota AYGO X, subcompacto japonês que entrega tecnologias de ponta e ótimo custo benefício.

Com a chegada do Toyota AYGO X, subcompacto que se dirige para o Brasil, a marca completa sua gama, abrangendo quase todos os segmentos e agitando o mercado. Inclusive, o Renault Kwid sente a pressão do novo SUV compacto que chega para substituir o Toyota Yaris no mercado nacional.

Design, motor e principais itens de série disponíveis no novo SUV compacto Toyota AYGO X

A aclamada montadora japonesa Toyota planeja introduzir no Brasil seu veículo mais compacto em linha. Trata-se do SUV subcompacto Toyota AYGO X, modelo que conquistou o mercado europeu e tem potencial para disputar a preferência dos brasileiros, especialmente nas metrópoles.

A história do SUV começa com uma colaboração com o grupo Stellantis, mas desde 2021 a Toyota assumiu a produção integralmente. O veículo passou por atualizações significativas em seu design e estrutura, incluindo um aumento de 1.2 cm na suspensão.

Em termos de dimensões o Toyota AYGO X apresenta 3,70 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,51 m de altura e 2,43 m de distância entre eixos. O bagageiro oferece 261 L de espaço, apesar de ser um carro super compacto. Seu desenho exterior é atraente, rivalizando em beleza com modelos como o Nissan March e o Renault Kwid.

Concessionárias auto nas proximidades

Do ponto de vista estético, o novo SUV que substituirá o Toyota Yaris destaca-se por suas linhas marcantes e um design duotone, apresentando um teto estilo flutuante parecido com o do Smart. Sua frente é notável por faróis em LED e um aspecto moderno e orgânico.

A parte inferior do para-choque exibe um acabamento prateado imitando uma placa de proteção complementado por faróis de neblina que enriquecem o visual frontal. Atrás as luzes são verticais estendendo-se pela coluna C. 

Interior do Toyota AYGO X é agradável e repleto de tecnologias

Falando sobre o interior do Toyota AYGO X, ele se apresenta de forma simples e compacta. Observa-se o esmero da Toyota na escolha de materiais bem acabados, sem imperfeições e com encaixes precisos. Nota-se também um ambiente bastante silencioso.

Toyota AYGO X faz 21 km por litro e chega para substituir Toyota Yaris por R$ 90 mil e liderar  o mercado de SUVs
Foto: Divulgação/Toyota

Apesar de o interior do novo SUV ser basicamente de plástico duro, o painel digital com 9 polegadas vem acompanhado de um velocímetro analógico. Esse design se harmoniza com o estilo do veículo. No interior do substituto do Toyota Yaris predomina um visual moderno graças às formas circulares e orgânicas.

Os assentos de couro, junto a detalhes coloridos que encontramos também no volante, adicionam um toque de vivacidade. Este, por sua vez, destaca-se por seu belo design e funcionalidades multifacetadas. No meio do painel, a central multimídia é emoldurada por um acabamento na cor do carro, com o controle do ar condicionado logo abaixo em formato digital. O Toyota AYGO X é perfeito para quem trabalha pelas ruas e lida com o trânsito caótico, destacando-se nesse aspecto.

Principal destaque do novo SUV

Apesar de sua modernidade, o novo SUV substituto do Toyota Yaris opera unicamente com motor a combustão, sem opções eletrificadas. Equipado com um motor de três cilindros 1 L aspirado, ele disponibiliza modestos 72 cavalos de potência e 9,4 kgfm de torque.

Quanto à transmissão, ela pode ser manual de cinco marchas ou automatizada do tipo CVT, que simula cinco velocidades. Com tais especificações, não se espera um desempenho surpreendente. A aceleração de 0 a 100 km/h do Toyota AYGO X é lenta, demorando cerca de 15,5 segundos.

Contudo, o desempenho não é o foco deste modelo, seu grande atrativo é o custo benefício, podendo ser o SUV mais acessível e econômico do mercado. Destaca-se por uma eficiência excepcional em consumo, alcançando até 22 km por litro de gasolina nas grandes cidades sem auxílio elétrico. Esse rendimento impressiona e pode ser decisivo na escolha de compra, especialmente diante do aumento nos preços dos combustíveis.

FONTE: CLICK PETROLEO E GAS

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp