×


simulado de emergência

Notificações de casos de Dengue caem entre 2024 e 2025 em Ouro Branco

Monitoramento contínuo e campanhas de controle eficazes são responsáveis por números positivos

A Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Saúde, apresenta o gráfico que mostra uma evolução típica de doenças transmitidas por vetores como a dengue, com variações sazonais e anuais. Em 2023, com poucos casos, pode-se atribuir a fatores como controle eficaz e condições climáticas menos favoráveis ao mosquito.

Já em 2024, a pandemia de dengue e o aumento de casos podem estar relacionados a fatores climáticos favoráveis, falhas no controle de focos ou outros fatores sociais e comportamentais. O ano de 2025 existe a notificação dos casos em intensidade menor.

Em termos de saúde pública, isso evidencia a necessidade de monitoramento contínuo e campanhas de controle eficazes ao longo do ano para evitar novos.

Importância do Combate ao Mosquito:

Diante desse cenário, é fundamental que todos fiquem atentos aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Algumas ações simples podem fazer toda a diferença:

Eliminar focos de água parada: O mosquito se reproduz em locais com água acumulada, como pneus, garrafas, caixas d’água e pratos de plantas. Verifique sua residência e elimine esses focos.

Usar repelentes para se proteger da picada do mosquito, use repelentes.

Manter ambientes fechados e protegidos: Evite deixar portas e janelas abertas, principalmente no começo da manhã e ao final da tarde, horários em que o mosquito é mais ativo.

Prevenção é a chave:

A situação demanda a conscientização e o engajamento de todos. A prevenção deve ser uma atitude diária, pois a dengue não só causa um grande impacto na saúde das pessoas, mas também sobrecarrega os serviços de saúde. Estamos todos juntos na luta contra a dengue, e cada pequeno esforço faz diferença.

Se apresentar sintomas como febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e cansaço, procure a unidade de saúde do seu bairro.

Todos na luta contra a Dengue! Dúvidas e informações Endemias 3938-1164 e Vigilância Epidemiológica 3938-1162.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp