A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete respondeu nesta semana aos requerimentos apresentados pelos vereadores Roger Diego, Samuel Carlos e Gina Costa, que cobravam informações sobre a qualidade ambiental do Rio Bananeiras e a continuidade dos serviços de coleta de lixo no município. Segundo a administração municipal, o município não realiza monitoramento próprio da qualidade da água do Rio Bananeiras. Essa tarefa, de acordo com a nota, é de responsabilidade dos Comitês de Bacias Hidrográficas, como o CIBAPAR (Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba), que eventualmente acionam a prefeitura quando há projetos específicos.
A fiscalização ambiental acontece com base em denúncias feitas pela população e, diante de provas materiais, os infratores são autuados. A prefeitura realiza ainda a roçada das margens e o desassoreamento em pontos onde é possível o acesso de maquinário.
Outro ponto destacado foi o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que exige que todas as residências com rede de esgoto disponível deixem de despejar resíduos diretamente no rio. Quem desrespeita a norma é notificado e pode responder judicialmente.
Ainda segundo o Executivo, o Rio Bananeiras e o Ribeirão dos Almeidas estão contemplados no programa “Pro Mananciais”, da Copasa. O projeto prevê ações de educação ambiental que devem ser colocadas em prática nos próximos anos.