×


CIDADANIA E INOVAÇÃO: Câmara Ouro Branco agora tem seu Parlamento Jovem

No dia 1º de abril, a Câmara Ouro Branco viveu um momento único e especial com seu plenário cheio de jovens interessados por política! Foi o lançamento do programa Parlamento Jovem (PJ) na Casa Legislativa, um projeto de formação política para estudantes do ensino médio no estado, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).

Participando do projeto, os jovens aprendem sobre o funcionamento dos Poderes Legislativos municipal e estadual, apresentam e debatem idéias. A cada edição, anual, os estudantes do PJ Minas escolhem e debatem um temade relevância social e encaminham propostas de ação legislativa sobre o tema, ao final das atividades. Essas sugestões são entregues às câmaras municipais e à ALMG. Este ano o tema é “Juventude e Direitos Culturais”.

No lançamento do programa na Câmara Ouro Branco estiveram presentes vereadores, estudantes e familiares e representantes das escolas. O evento teve um momento onde os vereadores cederam seus lugares aos representantes dos jovens, que falaram sobre a importância do programa em nível pessoal e também coletivo. Tanto nas falas dos vereadores quanto nas falas dos jovens, o mesmo sentimento: que a política pode e deve ser debatida e experimentada o quanto antes para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos.

Como acontece o PJ

A primeira etapa do projeto é a municipal, que compreende a realização, pela Câmara Municipal, da formação política e temática dos estudantes, através de oficinas sobre política, poderes e papel do cidadão e para adquirir conhecimento sobre o tema da edição, e também do diagnóstico local, com pesquisa de campo, a fim de verificar a realidade do tema da edição no município, e a redação de propostas, com treinamento sobre técnicas de redação de propostas e dinâmicas das plenárias. Nesta etapa também acontecem os Encontros Regionais, com a participação dos estudantes das cidades do pólo, e a realização da Plenária Municipal, na Câmara.

Logo após acontece a Etapa Regional, que compreende o estudo do documento de propostas que será debatido e votado na Plenária Regional, a preparação dos estudantes, com a discussão sobre os temas sugeridos pelos municípios do polo para a edição seguinte, e o planejamento e definição de diretrizes da Plenária Regional. Esta etapa finaliza com a realização desta Plenária, em uma das cidades do polo.

A última etapa é a estadual, quando acontece o estudo do Documento-Base para os Grupos de Trabalho (GTs) da Plenária Estadual. Esse documento consolida as propostas aprovadas nas Plenárias Regionais. É produzido e divulgado pela Coordenação Estadual. Também acontece o estudo de textos sobre os três temas priorizados para a edição seguinte. Esses três temas são definidos pela Coordenação Estadual, a partir de indicações dos estudantes aprovadas nas Plenárias Regionais. Na ALMG, a Coordenação Estadual realiza a Plenária Estadual do PJ Minas, evento paralelo ao Encontro de Coordenadores, para troca de experiências.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp