Entre os dias 25 de abril e 1º de junho, o Cineclube do Centro Cultural da Romaria, em Congonhas, recebe a mostra “Clássicas Insubmissas – Mulheres de Cinema”, que reúne 34 filmes de 14 países, destacando trajetórias de mulheres que romperam barreiras, desafiaram convenções e reinventaram a linguagem cinematográfica.
A abertura da mostra acontece nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, com a exibição do documentário “Carmen Miranda – Bananas is My Business” (1995), de Helena Solberg, que revisita a vida e os bastidores da carreira da artista brasileira que se tornou um ícone internacional. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
O projeto faz parte do Palácio na Cidade e é promovido pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Congonhas (FUMCULT), com apoio da Prefeitura.
Com curadoria da pesquisadora Carla Italiano, a mostra propõe um olhar atento sobre a diversidade das experiências femininas ao longo da história do cinema, celebrando a ousadia, a resistência e a criação artística de mulheres do mundo inteiro. A seleção vai de produções norte-americanas dos anos 1920 a filmes contemporâneos realizados em países como Camarões e Nigéria, reunindo obras que marcaram gerações e estilos.
Entre os destaques da programação estão diretoras renomadas como Agnès Varda, Chantal Akerman e Helena Solberg, com títulos que atravessam diferentes épocas e estéticas – desde o clássico “Senhoritas de Uniforme” (1931) até o cultuado “Garota Infernal” (2009), ambos celebrados por sua abordagem inovadora da experiência feminina no cinema.
Confira a programação completa:
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas