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Flagrado em teste no Brasil, Fiat lança novo modelo que ressuscita o carro popular Uno por menos de R$ 100 mil para aposentar o Mobi, o carro mais barato do Brasil

Retorno triunfal do carro popular: Fiat Uno está prestes a renascer com força total na indústria automotiva fazendo 18,5 km/l para substituir Argo e aposentar Mobi, o carro mais barato do Brasil!

O mercado automotivo brasileiro está prestes a presenciar um retorno do carro mais amado pelos brasileiros: o  Fiat Uno, um dos modelos mais icônicos da história da marca no Brasil, deve voltar às ruas com uma proposta moderna, acessível e conectada às novas exigências do setor. Com lançamento previsto para 2026, o hatch compacto, que ressurge na Europa sob o nome de Grande Panda, surpreendeu a indústria automotiva brasileira e já circula em testes por aqui, podendo assumir o posto de sucessor direto do Fiat Argo — e, também do Fiat Mobi, o carro mais barato do Brasil.

A estratégia parece clara: resgatar um nome consagrado e reposicioná-lo em um novo momento da Fiat no Brasil, agora sob o guarda-chuva do grupo Stellantis. Mas o que já sabemos, de fato, sobre essa possível nova geração do Uno? A seguir, revelamos os 5 detalhes mais relevantes dessa mudança que pode redefinir o portfólio da montadora no país:

Fiat prepara mudança radical: Uno substituirá Argo e pode aposentar o Mobi, o carro mais barato do Brasil

Fiat Argo, lançado em 2017, já demonstra sinais de envelhecimento no mercado. Mesmo com uma leve reestilização prevista para 2025, o modelo não deve resistir por muito tempo diante da chegada do novo projeto, internamente chamado de F1H. Segundo fontes do setor automobilístico, como o Motor1, esse novo carro da Fiat será construído sobre a plataforma CMP, a mesma utilizada em modelos da Peugeot e da Citroën.

Com a nova configuração de mercado após a formação da Stellantis, a Fiat passou a ocupar um patamar acima da Citroën na hierarquia de marcas. Isso abre espaço para que o Citroën C3 se consolide como carro de entrada, enquanto o Uno assumiria a faixa atualmente ocupada pelo Argo — e, indiretamente, pelo Mobi, que pode ter sua produção encerrada.

Design simples e funcional: tudo pronto para a escada no teto e conquistar o mercado de trabalho urbano

Um dos pontos que mais chamaram atenção nas primeiras imagens divulgadas do Grande Panda europeu foi a simplicidade da versão de entrada: rodas de aço, acabamento básico e visual descomplicado. Esse perfil sugere que o novo Uno já viria preparado para aplicações práticas, como a instalação de escadas no teto — algo comum em frotas de empresas de manutenção, serviços e entregas.

A expectativa é que o modelo mantenha esse visual simplificado no Brasil, o que o tornaria uma opção interessante para o mercado de trabalho urbano, especialmente com o crescimento de atividades autônomas e prestadoras de serviços.

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Preço competitivo: abaixo da casa dos R$ 110 mil, será o trunfo da Fiat Uno no Brasil

Enquanto na Europa o Grande Panda tem preços que variam entre €18.900 e €27.900 (algo entre R$ 113 mil e R$ 167 mil na cotação atual), a versão brasileira do novo Uno será consideravelmente mais acessível. Segundo especialistas ouvidos pelo portal Autoesporte, o modelo nacional será adaptado à realidade econômica local, com cortes estratégicos para se manter competitivo frente à concorrência.

A expectativa é que o hatch fique abaixo da casa dos R$ 100 mil, mesmo em sua versão mais equipada, mantendo-se como uma alternativa atraente no segmento de entrada-média.

Fiat Grande Panda, promete ser lançado no Brasil como o sucessor do Uno promete fazer 18,5 km/l

O novo Fiat Grande Panda, que poderá ser lançado no Brasil como o sucessor do Uno, apresenta um consumo médio de combustível de aproximadamente 18,5 km/l na versão híbrida leve equipada com motor 1.2 turbo de 101 cavalos de potência e câmbio automático de dupla embreagem (eDCT) .

Esse consumo foi obtido com base no ciclo europeu WLTP, que combina diferentes condições de uso, incluindo cidade e estrada. Vale destacar que o desempenho real pode variar conforme o tipo de condução, condições de tráfego e uso de ar-condicionado, entre outros fatores.

Nome Uno ainda não é oficial, mas já pegou entre os engenheiros

Embora o novo modelo ainda seja tratado oficialmente pelo código de projeto F1H, o nome  Uno é amplamente utilizado nos bastidores da montadora. Isso ocorre não apenas pelo apelo histórico do nome no Brasil, mas também pela estratégia de marketing que busca associar tradição com inovação.

Até o momento, a  Fiat não confirmou oficialmente que o novo carro será lançado sob o nome Uno, mas especialistas do setor afirmam que dificilmente a marca perderá a oportunidade de capitalizar em cima de um nome que carrega tanto peso simbólico junto ao consumidor brasileiro.

Linha eletrificada: novo Uno terá versão com sistema híbrido-leve

A Fiat já declarou publicamente que pretende eletrificar toda a sua linha até 2028, conforme anunciado por executivos da Stellantis durante eventos internacionais. Dessa forma, é praticamente certo que o novo Uno contará com pelo menos uma versão equipada com o sistema híbrido-leve de 12V, já utilizado nos modelos Fiat Pulse e Fiat Fastback.

Esse sistema contribui para a eficiência energética do veículo sem elevar de forma expressiva o seu custo, o que se encaixa perfeitamente na proposta de um hatch urbano moderno e acessível.

Em resumo, os 5 pontos cruciais do novo Fiat Uno no Brasil:

Com base nas informações já disponíveis, o novo Uno promete:

  • Substituir o Fiat Argo e possivelmente o Fiat Mobi;
  • Ter versões simplificadas, prontas para uso profissional com itens como suporte de escada no teto;
  • Custar menos que os modelos europeus, com preços adaptados à realidade do consumidor brasileiro;
  • Ser chamado de Uno, embora ainda não haja confirmação oficial;
  • Contar com tecnologia híbrida-leve já aplicada em outros modelos da marca.

A confirmação oficial da Fiat ainda é aguardada, mas os indícios são claros: o Uno está prestes a renascer com força total e pode se tornar um novo fenômeno urbano, mesclando praticidade, economia e um nome que continua vivo na memória dos brasileiros.

E você, o que achou dessa possível volta do Fiat Uno? Acredita que ele terá o mesmo impacto de antes ou acha que o mercado mudou demais desde os tempos de glória do hatch? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe esta notícia com seus amigos que também são apaixonados por carros! 🚗

FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS

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