O projeto Conversas Transversais será realizado na quarta-feira, 28 de maio, às 18h30, com inscrições abertas para o público externo
A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana convida a comunidade para mais uma edição do projeto Conversas Transversais, que desta vez recebe o artista, educador e liderança indígena Nei Xakriabá para uma roda de conversa, com o tema “Cultura construtiva: resistência e território”. O encontro acontece na quarta-feira, dia 28 de maio, a partir das 18h30, na sede da Escola. As inscrições para o público externo podem ser realizadas gratuitamente pelo link.
Nei abordará questões centrais para os povos originários do Brasil, como a luta pela permanência nos territórios tradicionais, os impactos do marco temporal, considerado uma ameaça concreta aos direitos territoriais, e os modos de construir e habitar tradicionais do povo Xakriabá.

Entre os casos apresentados, destaque para a aldeia Caatinguinha, que enfrentou um processo de apagamento cultural motivado por um programa governamental sob o pretexto de combate à doença de Chagas. Durante o bate-papo, Nei irá compartilhar detalhes do processo de resistência e retomada das práticas construtivas tradicionais, desenvolvidas pela comunidade como forma de afirmação cultural e territorial.
A roda de conversa será uma oportunidade para dialogar com os participantes da Escola de Ofícios e demais presentes sobre como essas formas tradicionais de construção expressam não apenas técnicas, mas uma profunda relação com a terra e os saberes ancestrais, fundamentais para a resistência cultural dos povos indígenas.
Sobre Nei Xakriabá
Natural do norte de Minas Gerais, Nei Xakriabá é um artista, educador e liderança do povo Xakriabá. Sua atuação une arte, educação e mobilização comunitária, sempre com foco na valorização e na defesa dos direitos dos povos originários.
Como ceramista indígena, Nei aprendeu a modelar argila com sua mãe, Dalzira Leite, e hoje cria peças que narram histórias, representam a fauna e flora do cerrado e expressam a cosmovisão e cultura do povo Xakriabá.

Formado em Educação Indígena pela UFMG, ele atua diretamente na formação de jovens em sua comunidade, promovendo a preservação dos saberes tradicionais nas escolas e fortalecendo a identidade cultural através do ensino.
Reconhecido como líder comunitário, Nei participa ativamente das decisões que envolvem a defesa do território e os direitos coletivos de seu povo. Também conduz oficinas de cerâmica em escolas e comunidades indígenas, transmitindo conhecimentos ancestrais e contribuindo para a continuidade das práticas culturais Xakriabá.
Sua trajetória e sua arte são retratadas no documentário “Xakriabá, Relato Feito de Barro”, que registra a história, a cultura e a resistência do povo Xakriabá.
O evento é uma oportunidade única para ouvir uma das vozes mais ativas na luta pela preservação das culturas indígenas e sua integração com práticas contemporâneas de ensino, arte e arquitetura.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Pelo quarto ano consecutivo é o maior apoiador da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país em com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA).
Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Serviço:
Conversas Transversais com Nei Xakriabá
Tema: Cultura construtiva, resistência e território
Data: Quarta-feira, 28 de maio de 2025
Horário: A partir das 18h30
Local: Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana
Endereço: Rua Cônego Amando, 278 – Bairro Chácara – Mariana – MG
Inscrições gratuitas: Clique aqui para se inscrever
Telefone: (31) 3560-2108 | WhatsApp: (31) 98741-8050
Site: www.escoladeoficios.org.br
Redes sociais: @escoladeoficiosdemariana