×

Ele superou o Toyota Corolla, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, o VW Polo e outros: o carro mais vendido do Brasil já vendeu quase 2 milhões de unidades

A Fiat Strada, criada para ser uma picape compacta de trabalho, superou carros urbanos e SUVs para se tornar o modelo mais vendido do país, alcançando quase dois milhões de unidades e mantendo a liderança em um mercado cada vez mais competitivo.

Uma picape leve, com estrutura derivada de um hatch compacto, tornou-se um dos maiores fenômenos da indústria automobilística nacional.

Lançada em 1998, a Fiat Strada ultrapassou ícones como Toyota Corolla, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Gol, consolidando-se como o carro mais vendido do Brasil.

Agora, em junho de 2025, o modelo se aproxima da marca histórica de 2 milhões de unidades comercializadas em território nacional.

A trajetória da Strada é marcada por uma combinação de versatilidade, robustez, inovação e foco no consumidor brasileiro.

De picape voltada ao trabalho a objeto de desejo urbano, o modelo atravessou duas gerações e redefiniu seu segmento.

Da garagem do autônomo ao pátio das empresas

Nos primeiros anos, a Fiat Strada se destacou como alternativa prática para pequenos empresários e profissionais autônomos.

Sua estrutura compacta e caçamba funcional permitiam o transporte de cargas leves com conforto e economia.

Aos poucos, o modelo conquistou também motoristas que buscavam um carro flexível: útil para o trabalho, mas também adequado para o uso pessoal.

Com a segunda geração, lançada em 2020, essa versatilidade aumentou.

A Strada passou a contar com cabine dupla de quatro portas, câmbio automático do tipo CVT, motorização mais eficiente e pacote tecnológico comparável ao de SUVs compactos.

O resultado foi uma explosão nas vendas para todos os públicos, inclusive jovens urbanos em busca de um carro robusto com visual moderno.

Fiat Strada lidera emplacamentos em 2025 e se aproxima de 2 milhões de unidades. Picape supera rivais e segue como fenômeno nacional.
Fiat Strada lidera emplacamentos em 2025 e se aproxima de 2 milhões de unidades. Picape supera rivais e segue como fenômeno nacional.

Curiosidades que explicam o sucesso

A Fiat Strada tem uma série de diferenciais que ajudam a justificar sua posição como veículo mais popular do país:

  • Primeira picape compacta nacional a contar com cabine dupla e três portas (e depois, quatro).
  • Mais de 70% das vendas da Strada são para CNPJs, sendo altamente procurada por empresas e frotistas.
  • Recebeu elementos visuais da Fiat Toro, aproximando-se do design de SUVs urbanos.
  • Foi pioneira em oferecer controle de tração avançado (TC+) no segmento.
  • Alcançou o topo do ranking de emplacamentos em diversos meses, inclusive superando carros de passeio.

Presentes em centros urbanos, zonas rurais, frotas públicas e até na garagem de famílias, as unidades da Strada aparecem em contextos variados, o que reforça sua ampla aceitação.

Rivalidade histórica: da Saveiro à Montana

Durante mais de duas décadas, a Strada enfrentou uma concorrência acirrada.

Picapes como Volkswagen Saveiro e Ford Courier disputaram palmo a palmo o mercado nas primeiras décadas dos anos 2000.

Mais recentemente, modelos como Chevrolet Montana e Renault Oroch buscaram se reposicionar como alternativas robustas.

Veja como a Strada se posiciona frente a alguns desses rivais históricos:

ModeloTipoDestaquePonto fraco
VW GolHatch compactoTradição, acessibilidadeBaixa capacidade de carga
VW SaveiroPicape leve compactaVersátil, rede amplaProjeto mais antigo
Chevrolet MontanaPicape leveDesign atual, robustezMenor variedade de versões
Renault OrochPicape intermediáriaEstilo SUV, bom espaçoConsumo elevado, valor alto
Ford CourierPicape leve (clássica)Agilidade urbanaDescontinuação definitiva

Enquanto esses modelos enfrentaram desatualizações ou saídas do mercado, a Strada se reinventou continuamente.

Nos últimos anos, a disputa pelo topo mudou

Embora a Fiat Strada continue liderando as vendas nacionais, a disputa pelo posto de carro mais vendido do Brasil tem se intensificado.

Em um mercado cada vez mais competitivo, sedãs, hatches e até SUVs compactos disputam espaço com a picape.

Segundo dados da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), até o dia 13 de julho de 2025, a Fiat Strada contabiliza 56.932 unidades emplacadas, mantendo-se na liderança geral.

No entanto, o Volkswagen Polo vem logo atrás, com 52.932 unidades, impulsionado por uma estratégia de preços agressiva e bom desempenho urbano.

Em terceiro lugar aparece o SUV compacto Volkswagen T‑Cross, com 40.177 unidades, refletindo a crescente preferência do consumidor brasileiro por utilitários esportivos.

Além desses, modelos como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Renault Kwid também figuram entre os mais vendidos no acumulado do ano.

A competitividade atual exige que cada lançamento traga diferenciais claros — seja em tecnologia, segurança, design ou eficiência.

Esses números reforçam como a liderança da Strada é constantemente desafiada, embora o modelo da Fiat tenha conseguido manter-se no topo graças à sua versatilidade e forte apelo tanto no mercado corporativo quanto entre consumidores finais.

YouTube Video

Evolução, tecnologia e eficiência da Strada

A segunda geração da Fiat Strada trouxe avanços significativos: visual com faróis de LED, central multimídia Uconnect, controle de estabilidade e recursos voltados à segurança ativa.

O câmbio CVT, associado ao motor 1.3 Firefly, entrega um bom equilíbrio entre economia e desempenho, tornando a picape ainda mais atrativa.

Outro destaque é a conectividade: versões topo de linha oferecem integração com Android Auto e Apple CarPlay, além de recursos como câmera de ré e sensores de estacionamento.

Mesmo com essas melhorias, o custo de manutenção continua competitivo, um diferencial importante para pequenos empresários e frotistas.

Perto de um marco histórico

Em junho de 2025, a Fiat Strada soma aproximadamente 1,95 milhão de unidades vendidas no Brasil, somando as duas gerações.

Faltam menos de 50 mil veículos para que a picape alcance oficialmente o marco simbólico de 2 milhões de emplacamentos.

Um feito que reforça sua posição como carro mais vendido do Brasil e, possivelmente, veículo mais popular do país em todos os tempos. A disputa segue intensa, mas a Strada continua firme na liderança.

FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp