Governo promete incentivo fiscal para carros populares, focando em modelos 1.0 flex e critérios de sustentabilidade, com redução de impostos que pode impactar o preço dos veículos mais acessíveis do Brasil.
A expectativa pelo anúncio do novo programa do governo federal para incentivar o setor automotivo já movimenta o mercado nacional de carros populares.
A proposta prevê a redução de impostos, especialmente o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para veículos 0km de entrada.
O foco é beneficiar modelos equipados com motor 1.0 aspirado e tecnologia flex, além de atender critérios de sustentabilidade definidos pelo chamado “IPI Verde”.
O objetivo é impulsionar a venda de carros acessíveis, menos poluentes e mais eficientes, em linha com o inédito Programa Carro Sustentável, que promete estimular a produção e o consumo consciente de automóveis no Brasil.
Critérios da nova lei do carro popular
Inspirado em medidas adotadas nos anos 1990, quando o então presidente Fernando Collor de Mello reduziu o IPI para automóveis de até 999 cm³, o novo programa tem abordagem ampliada, incorporando exigências ambientais e de eficiência energética.
O “IPI Verde” prioriza veículos que utilizem combustíveis de menor impacto ambiental, como o etanol, e que possuam alta reciclabilidade de materiais.
Modelos com motor turbo, potência superior a 90 cavalos, importados e veículos que não cumpram exigências de reciclagem e eficiência estão fora da iniciativa.
Quem pode participar do Programa Carro Sustentável
De acordo com as discussões em andamento no Ministério da Economia e na Presidência da República, todos os veículos nacionais com motor 1.0 aspirado atualmente em produção podem ser beneficiados pelo novo programa.
No entanto, carros 100% elétricos, apesar do apelo ambiental, não foram incluídos entre os contemplados, limitando o acesso à isenção do IPI a versões flex tradicionais.
Segundo especialistas do setor, a medida busca estimular a renovação da frota nacional, diminuindo a média de idade dos automóveis circulantes e promovendo um consumo mais eficiente e sustentável.
Além disso, há expectativa de aumento da competitividade entre montadoras e, consequentemente, de melhores condições de preço para o consumidor final.
Modelos beneficiados pela nova lei do carro popular
Dentre os veículos elegíveis, a lista de carros populares mais baratos do Brasil em 2025 ganha destaque, já que todos apresentam motorização 1.0 flex e se enquadram nos critérios do programa.
A seguir, confira os principais modelos e como ficam seus preços com a redução do IPI:
Renault Kwid Zen 1.0
O Renault Kwid Zen 1.0, que tradicionalmente figura entre os carros mais acessíveis do país, tem preço original de R$ 79.790.
Com a isenção de 7% do IPI, o valor cai para R$ 74.013.
O modelo possui motor 1.0 SCe 12V, 71 cavalos de potência e torque de 10 kgfm, além de itens como direção elétrica, ar-condicionado, quatro airbags, luzes diurnas de LED e sistema start-stop.
A versão elétrica, apesar de menos poluente, não é contemplada pelo programa.
Fiat Mobi Like 1.0
Outro destaque é o Fiat Mobi Like 1.0, com preço original de R$ 80.990, que passa para R$ 75.321 sem o IPI.
Equipado com motor 1.0 Firefly 6V, 75 cavalos e 10,7 kgfm de torque, o subcompacto oferece ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade, rodas de aço com calotas e vidros dianteiros elétricos.
A linha 2025 traz atualizações em conformidade com as novas normas de emissão.
Citroën C3 Live 1.0
O Citroën C3 Live 1.0, fruto do projeto C-Cubed, apresenta preço oficial de R$ 81.400, mas com descontos já praticados chega a R$ 73.990.
Sem o IPI, o valor seria R$ 75.702.
O motor é o mesmo 1.0 Firefly de 75 cv, com câmbio manual de 5 marchas.
Entre os itens de série estão ar-condicionado, direção elétrica, monitoramento de pressão dos pneus, controle de estabilidade e rodas de aço.
Fiat Argo 1.0
No segmento de hatches compactos, o Fiat Argo 1.0 se destaca pelo preço de R$ 91.990, que com a isenção do IPI pode cair para R$ 85.551.
Com motor 1.0 Firefly 6V de 75 cv e câmbio manual de 5 marchas, o modelo oferece ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, rodas de aço, vidros e travas elétricas, além de volante com ajuste de altura.
Peugeot 208 Active 1.0
Já o Peugeot 208 Active 1.0, recentemente reestilizado, tem preço oficial de R$ 91.990, mas é encontrado por R$ 81.490 em promoções.
Com a retirada do IPI, o valor fica em R$ 85.551.
O hatch traz motor 1.0 Firefly de 75 cv, rodas de aço de 15 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica, quatro airbags e opcionais tecnológicos.
Chevrolet Onix MT 1.0
O Chevrolet Onix MT 1.0 segue como um dos mais vendidos do Brasil e, após as mudanças recentes no motor, chega ao preço de R$ 94.900.
Com a redução do IPI, o valor pode cair para R$ 88.257.
O modelo dispõe de motor 1.0 CSS Prime 12V, com até 82 cv no etanol, câmbio manual de 6 marchas, seis airbags, multimídia de 8 polegadas e direção elétrica.
Hyundai HB20 Comfort 1.0
Entre os modelos com melhor desempenho em vendas, o Hyundai HB20 Comfort 1.0 custa R$ 95.790, reduzindo para R$ 89.085 com o novo incentivo.
O carro traz motor 1.0 Kappa 12V, 80 cv, câmbio manual de 6 marchas, seis airbags, ar-condicionado, computador de bordo e sistema de controle de estabilidade.
Volkswagen Polo Track 1.0
Fechando a lista, o Volkswagen Polo Track 1.0 apresenta valor de R$ 95.790, chegando a R$ 89.085 com a isenção.
O hatch da Volkswagen é equipado com motor 1.0 MPI de 84 cv, câmbio manual de 5 marchas, ar-condicionado, direção elétrica, rádio com Bluetooth e quatro airbags.
Duração e efeitos da nova lei do carro popular
O governo federal prevê que o Programa Carro Sustentável, com a isenção do IPI, seja válido até o fim de 2026, quando deve entrar em vigor o novo regime tributário, possivelmente com um Imposto Seletivo sobre o consumo.
Entretanto, ainda não existe garantia de que a redução de impostos será repassada integralmente ao consumidor final.
Concessionárias e fabricantes, como o grupo Stellantis, já praticam descontos expressivos em seus canais oficiais, o que pode impactar o valor final pago pelo comprador.
O anúncio oficial das novas regras está previsto para as próximas semanas, segundo fontes ligadas ao governo.
A expectativa é que a iniciativa traga renovação ao segmento de carros populares, contribua para a diminuição das emissões de poluentes e estimule o uso de combustíveis renováveis, especialmente o etanol.
Com tantas mudanças no horizonte e possíveis benefícios para quem busca um automóvel novo, a dúvida permanece: a nova lei do carro popular realmente conseguirá tornar os carros de entrada mais acessíveis e sustentáveis no Brasil? Como você avalia o impacto dessas medidas para o seu bolso e para o futuro do setor automotivo nacional?
FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS