×

Nissan tem SUV médio rival do Toyota Corolla Cross que faz 22 km/, tem autonomia de até 1.200 km, motor de 205 cv, revisões a cada 20 mil km, mas ainda sem previsão de chegada ao Brasil

SUV médio eletrificado da Nissan recebe melhorias e se destaca pela eficiência, tecnologia e proposta inovadora, ampliando o interesse no segmento de utilitários híbridos na Europa. Modelo ainda não tem previsão para o mercado brasileiro.

A Nissan anunciou recentemente na Europa a atualização de um dos seus modelos mais reconhecidos no segmento de SUVs médios: o Nissan Qashqai e-Power.

O veículo, que se destaca entre os utilitários esportivos eletrificados, busca consolidar sua posição, segundo publicação do portal Auto+, diante de concorrentes como o Toyota Corolla Cross Hybrid, com números expressivos de consumo, desempenho e eficiência, além de avanços em conforto e tecnologia.

A novidade, no entanto, ainda não tem previsão de lançamento no mercado brasileiro.

Nissan Qashqai e-Power: tecnologia e consumo impressionantes

Nissan Qashqai e-Power utiliza uma configuração eletrificada distinta dos híbridos convencionais.

Equipado com um motor a combustão 1.5 turbo de quatro cilindros, o sistema atua exclusivamente como gerador de energia elétrica, sem jamais movimentar diretamente as rodas.

Descubra tudo sobre o Nissan Qashqai e-Power, SUV médio eletrificado que faz 22 km/l, tem 1.200 km de autonomia e motor de 205 cv.
Descubra tudo sobre o Nissan Qashqai e-Power, SUV médio eletrificado que faz 22 km/l, tem 1.200 km de autonomia e motor de 205 cv.

Essa arquitetura faz do modelo um SUV elétrico de autonomia estendida, pois o propulsor térmico serve apenas para alimentar a bateria que, por sua vez, impulsiona o motor elétrico principal.

Essa solução tecnológica é diferente, por exemplo, da utilizada em modelos como o Honda e:HEV, onde o motor a combustão pode, em determinadas situações, tracionar as rodas.

Autonomia e eficiência do SUV médio eletrificado da Nissan

Os dados oficiais do novo Nissan Qashqai e-Power apontam para um consumo médio de 22 km/l, desempenho que supera a maioria dos SUVs híbridos atualmente disponíveis na Europa.

Com um tanque cheio, a autonomia pode chegar a até 1.200 quilômetros, ampliando as possibilidades de uso para viagens longas, sem comprometer a eficiência energética.

O sistema recebeu atualizações recentes que aprimoraram tanto a performance quanto a economia de combustível.

Motor elétrico de 205 cv e desempenho esportivo

No quesito potência, o modelo evoluiu consideravelmente.

O motor elétrico passa a entregar 205 cv, potência disponível no modo Sport, novidade na linha atualizada e que adiciona 13 cv em relação à versão anterior quando ativado.

Essa configuração garante acelerações mais vigorosas e uma condução adaptada a diferentes estilos de direção.

O resultado é um SUV médio que alia eficiência energética, bom desempenho e baixo custo de manutenção.

Revisões a cada 20 mil km e custos reduzidos

A Nissan também revisou o cronograma de manutenções do Qashqai e-Power.

Agora, as revisões periódicas estão programadas para cada 20 mil quilômetros rodados, um avanço em relação ao antigo intervalo de 15 mil quilômetros.

Segundo a fabricante, essa extensão reduz significativamente os custos de propriedade do SUV médio, tornando-o ainda mais atraente para consumidores que buscam racionalidade financeira em veículos eletrificados.

Essa estratégia acompanha uma tendência do mercado, que valoriza a durabilidade e a economia dos carros híbridos e elétricos.

Conforto, silêncio e design atualizado

Descubra tudo sobre o Nissan Qashqai e-Power, SUV médio eletrificado que faz 22 km/l, tem 1.200 km de autonomia e motor de 205 cv.
Descubra tudo sobre o Nissan Qashqai e-Power, SUV médio eletrificado que faz 22 km/l, tem 1.200 km de autonomia e motor de 205 cv.

O conforto a bordo foi aprimorado.

A Nissan realizou ajustes para reduzir o nível de ruído interno e minimizar as vibrações transmitidas pelo motor a combustão.

Componentes novos foram adicionados para atenuar a sensação de funcionamento do propulsor térmico, elevando o padrão de silêncio e conforto dentro da cabine.

Essas mudanças posicionam o Qashqai e-Power como uma das opções mais sofisticadas em seu segmento, sobretudo no que diz respeito ao isolamento acústico.

O design externo do SUV médio segue as linhas da reestilização lançada em 2024.

Entre as principais alterações, destaca-se o novo para-choque dianteiro de aparência mais agressiva e o interior com acabamento refinado.

O modelo compartilha diversos elementos com o novo Nissan Kicks, incluindo o volante e a disposição do painel de instrumentos.

Na versão topo de linha, que utiliza o sistema e-Power, o Qashqai apresenta revestimentos de couro e alcântara, além de teto solar panorâmico fixo — característica que o diferencia do modelo brasileiro, cujo teto pode ser aberto.

Nissan Qashqai e-Power no mercado internacional

Na Europa, o Qashqai e-Power ganhou destaque não apenas pela inovação tecnológica, mas também pelo posicionamento estratégico dentro do portfólio da Nissan.

O modelo é visto como uma opção acima do Nissan Kicks, direcionada a consumidores que buscam mais espaço, tecnologia e desempenho.

Apesar do apelo, a Nissan informa que não há previsão para o lançamento do SUV médio eletrificado da Nissan no Brasil.

Caso fosse disponibilizado, o Qashqai e-Power poderia disputar diretamente com o Toyota Corolla Cross, ampliando a concorrência no segmento dos híbridos e elétricos no país.

Novos SUVs da Nissan no Brasil

Descubra tudo sobre o Nissan Qashqai e-Power, SUV médio eletrificado que faz 22 km/l, tem 1.200 km de autonomia e motor de 205 cv.
Descubra tudo sobre o Nissan Qashqai e-Power, SUV médio eletrificado que faz 22 km/l, tem 1.200 km de autonomia e motor de 205 cv.

No Brasil, a montadora japonesa optou por focar em outros projetos.

Para o mercado nacional, está confirmada apenas a chegada de um novo SUV subcompacto derivado do Nissan Kicks Play, voltado para um público diferente daquele que busca modelos médios eletrificados.

Ainda não foram divulgados detalhes oficiais sobre versões, preços ou datas exatas de lançamento dessa novidade.

Tendência de SUVs eletrificados e futuro do segmento

A ausência do Nissan Qashqai e-Power no portfólio brasileiro evidencia uma lacuna no segmento dos SUVs médios eletrificados, setor que apresenta crescimento expressivo nos últimos anos, conforme apontam dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O modelo reúne argumentos técnicos sólidos, como o consumo de 22 km/l, a autonomia de até 1.200 km e as revisões a cada 20 mil km, que poderiam atender às demandas do consumidor nacional por eficiência, baixo custo de uso e tecnologia embarcada.

O avanço de sistemas eletrificados, especialmente entre os SUVs, indica uma tendência irreversível no setor automotivo global.

A busca por veículos com melhor desempenho energético e manutenção simplificada reflete uma preocupação crescente com sustentabilidade e economia.

Segundo a própria Nissan, a estratégia de aprimorar tecnologias como o e-Power integra o compromisso da marca com inovação e redução de emissões.

Diante do cenário atual, resta a pergunta: se o Nissan Qashqai e-Power chegasse ao Brasil, ele teria potencial para transformar o segmento dos SUVs médios eletrificados e redefinir o padrão de eficiência e desempenho no mercado nacional?

FONTE: CLICK PETRÓLEO E GÁS

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp