A Câmara Municipal de Entre Rios de Minas divulgou, nesta terça-feira (12), uma nota oficial em resposta a um vídeo publicado nas redes sociais no último dia 8, no qual um grupo, denominado “Os Guardiões”, através de sua integrante Valéria Baêta, acusa a Casa Legislativa de falta de interesse na análise de um projeto para o Hospital Cassiano Campolina, voltado à área de urgência e emergência. O Entre Rios News entrou em contato com o Legislativo Municipal por meio de sua assessoria, para se inteirar do assunto.
Segundo o documento, a acusação “não corresponde à verdade” e ignora que a Câmara teria oferecido espaço para apresentação da proposta durante a 13ª Reunião Ordinária, realizada em 5 de agosto.
A presidência ressalta que, por estar em recesso legislativo durante julho, não poderia realizar reuniões ordinárias, mas teria adotado todos os trâmites internos necessários para agendar a participação do grupo.
A nota apresenta uma cronologia: o pedido de reunião foi protocolado em 14 de julho; encaminhado à Comissão de Saúde em 15 de julho; e recebeu parecer contrário à convocação de sessão extraordinária no dia 18, sob argumento de ausência de documentação. Em 29 de julho, a presidência decidiu manter a análise para a sessão ordinária seguinte.
Apesar da inscrição de três representantes na Tribuna Livre para falar sobre “saúde” em 5 de agosto, a Câmara afirma que apenas uma delas falou e que o projeto não foi abordado. Ainda de acordo com o Legislativo, a gravação da reunião comprovaria os fatos.
O comunicado também enfatiza que a Câmara não tem competência legal para aprovar obras ou serviços no hospital, já que se trata de uma fundação privada. Qualquer deliberação dependeria de proposta do Executivo Municipal ou de projeto de lei específico.
A Casa considera ainda, que o vídeo divulgado “confunde a população” e “afeta negativamente a imagem” da Instituição e de seus membros.
Por fim, reiterou o convite para que o grupo apresente suas demandas na Tribuna Livre da sessão ordinária marcada para 19 de agosto, às 19h.
Grupo Guardiões
O Entre Rios News entrou em contato com Dra. Valéria Baêta, integrante do grupo “Os Guardiões”, para ouvir sua posição.
Segundo ela, a manifestação sobre a nota divulgada pela Câmara será feita oportunamente. “Diante do rumo que a comunicação e o diálogo tomaram, prefiro me manifestar com calma e serenidade. Todos queremos o melhor para nossa cidade. Manifestarei em relação ao Comunicado da Câmara a qualquer momento com equilíbrio e transparência, por respeito aos cidadãos entrerrianos”, declarou.
FONTE: ENTRE RIOS NEWS