Hyundai importa unidades do SU7 da Xiaomi para análise técnica detalhada e intensifica investimentos em P&D diante do avanço chinês no setor elétrico
Um sedã elétrico SU7 Max da Xiaomi foi flagrado em Seul com placa provisória de pesquisa. O carro estava sendo transportado para os escritórios da Hyundai, o que chamou atenção. Segundo o site sul-coreano Bloter, a Hyundai importou várias unidades do modelo chinês para uma análise detalhada em seus centros de pesquisa.
A ação acontece em um momento em que a Xiaomi cresce rapidamente no mercado de veículos elétricos.
A empresa surpreendeu o setor com o SU7, um carro que combina alto desempenho com preço competitivo.
Em apenas 15 meses, o modelo vendeu mais de 300 mil unidades e alcançou o recorde de Nürburgring para um elétrico produzido em série.
Engenharia reversa
A Hyundai encaminhou os veículos para seu centro de pesquisa em Namyang e também para sua sede em Seul.
O objetivo é estudar cada detalhe técnico do SU7. O processo é conhecido como engenharia reversa. Os engenheiros buscam entender desde a arquitetura elétrica até o sistema de infoentretenimento do carro.
Esse sistema, chamado HyperOS, é baseado na experiência da Xiaomi com smartphones. Ele é um dos principais destaques do modelo chinês.
Usuários e especialistas elogiaram a fluidez e a integração da interface, que foi comparada ao BlueLink Connect da própria Hyundai.
Atenção redobrada
Para a Hyundai, compreender essa tecnologia é crucial. A empresa está especialmente interessada na experiência do usuário oferecida pelo SU7.
Isso inclui desde os gráficos da tela até a resposta dos comandos. O foco é descobrir como a Xiaomi conseguiu entregar tanto em um carro mais barato que os concorrentes premium.
O presidente executivo do Grupo Hyundai, Euisun Chung, já reconheceu internamente o desafio representado por marcas como a Xiaomi e a BYD.
A empresa aumentou em 15% seus investimentos no setor em 2024, alcançando US$ 32,4 bilhões.
A corrida pelo futuro
Em 2025, a Hyundai prevê investir mais US$ 17,6 bilhões, quase metade desse valor em pesquisa e desenvolvimento.
Mesmo que o SU7 só deva chegar à Europa em 2027, ele já obriga os concorrentes a correr para acompanhar a inovação chinesa.
Com informações de Xataka.
Leia mais sobre carros: BYD promete carregamento de carro elétrico em apenas 5 minutos no Brasil com nova tecnologia de recarga ultrarrápida

A fabricante chinesa BYD confirmou que o Brasil será o primeiro país das Américas a receber sua nova tecnologia de recarga ultrarrápida para veículos elétricos. Apresentado internacionalmente em março, o sistema faz parte da Super e-Platform e promete entregar 400 km de autonomia em apenas 5 minutos de carregamento.
Segundo a montadora, a ideia é que recarregar um carro elétrico seja tão rápido quanto abastecer um veículo a gasolina.
Para isso, o sistema oferece potência de 1 megawatt (ou 1.000 kW) e velocidade máxima de 2 km por segundo, o que torna o processo, de acordo com a empresa, pelo menos três vezes mais rápido que o Supercharged da Tesla.
Ainda sem data exata para começar a operar no país, a novidade será instalada na fábrica da marca em Camaçari, na Bahia.
A BYD destacou que o carregador no Brasil será usado como demonstração da tecnologia. Ou seja, não estará disponível ao público.
A arquitetura de alta tensão da Super e-Platform é o centro do avanço. Ela é a primeira do mundo a operar com 1.000 volts em carros de passeio com produção em massa.
Estreou nos novos modelos Han e Tan, que possuem motores de 580 kW, velocidade máxima de 305 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos.
Para suportar o novo nível de potência, os veículos receberam reforços em diversos sistemas. Isso inclui bateria, motor, alimentação, ar-condicionado e outros componentes essenciais.
Além disso, a empresa passou a usar chips de potência de carbeto de silício (SiC). São os primeiros do tipo em modelos fabricados em série.
Outro elemento importante do projeto é o Megawatt Flash Charger, criado pela própria BYD. O carregador é compatível com veículos elétricos de 1.000 V e também opera com potência de 1.000 kW.
Conta com sistema de resfriamento líquido, o primeiro do tipo no mundo, que permite alcançar a marca dos 400 km em apenas 5 minutos.
Na China, a marca pretende instalar mais de quatro mil carregadores como esse em várias regiões do país. Já no Brasil, ao menos por enquanto, a estrutura ficará restrita à unidade da empresa na Bahia.
Com informações de Auto Esporte.