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Sucesso do 1º carro da Xiaomi é tão estrondoso que estão enviando unidades para a Coreia para testes minuciosos e detalhados pela Hyundai

Hyundai importa unidades do SU7 da Xiaomi para análise técnica detalhada e intensifica investimentos em P&D diante do avanço chinês no setor elétrico

Um sedã elétrico SU7 Max da Xiaomi foi flagrado em Seul com placa provisória de pesquisa. O carro estava sendo transportado para os escritórios da Hyundai, o que chamou atenção. Segundo o site sul-coreano Bloter, a Hyundai importou várias unidades do modelo chinês para uma análise detalhada em seus centros de pesquisa.

A ação acontece em um momento em que a Xiaomi cresce rapidamente no mercado de veículos elétricos.

A empresa surpreendeu o setor com o SU7, um carro que combina alto desempenho com preço competitivo.

Em apenas 15 meses, o modelo vendeu mais de 300 mil unidades e alcançou o recorde de Nürburgring para um elétrico produzido em série.

Engenharia reversa

A Hyundai encaminhou os veículos para seu centro de pesquisa em Namyang e também para sua sede em Seul.

O objetivo é estudar cada detalhe técnico do SU7. O processo é conhecido como engenharia reversa. Os engenheiros buscam entender desde a arquitetura elétrica até o sistema de infoentretenimento do carro.

Esse sistema, chamado HyperOS, é baseado na experiência da Xiaomi com smartphones. Ele é um dos principais destaques do modelo chinês.

Usuários e especialistas elogiaram a fluidez e a integração da interface, que foi comparada ao BlueLink Connect da própria Hyundai.

Atenção redobrada

Para a Hyundai, compreender essa tecnologia é crucial. A empresa está especialmente interessada na experiência do usuário oferecida pelo SU7.

Isso inclui desde os gráficos da tela até a resposta dos comandos. O foco é descobrir como a Xiaomi conseguiu entregar tanto em um carro mais barato que os concorrentes premium.

O presidente executivo do Grupo Hyundai, Euisun Chung, já reconheceu internamente o desafio representado por marcas como a Xiaomi e a BYD.

A empresa aumentou em 15% seus investimentos no setor em 2024, alcançando US$ 32,4 bilhões.

A corrida pelo futuro

Em 2025, a Hyundai prevê investir mais US$ 17,6 bilhões, quase metade desse valor em pesquisa e desenvolvimento.

Mesmo que o SU7 só deva chegar à Europa em 2027, ele já obriga os concorrentes a correr para acompanhar a inovação chinesa.

Com informações de Xataka.

Leia mais sobre carros: BYD promete carregamento de carro elétrico em apenas 5 minutos no Brasil com nova tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos, BYD, Carregadores, Tecnologia
Imagem: Divulgação

A fabricante chinesa BYD confirmou que o Brasil será o primeiro país das Américas a receber sua nova tecnologia de recarga ultrarrápida para veículos elétricos. Apresentado internacionalmente em março, o sistema faz parte da Super e-Platform e promete entregar 400 km de autonomia em apenas 5 minutos de carregamento.

Segundo a montadora, a ideia é que recarregar um carro elétrico seja tão rápido quanto abastecer um veículo a gasolina.

Para isso, o sistema oferece potência de 1 megawatt (ou 1.000 kW) e velocidade máxima de 2 km por segundo, o que torna o processo, de acordo com a empresa, pelo menos três vezes mais rápido que o Supercharged da Tesla.

Ainda sem data exata para começar a operar no país, a novidade será instalada na fábrica da marca em Camaçari, na Bahia.

A BYD destacou que o carregador no Brasil será usado como demonstração da tecnologia. Ou seja, não estará disponível ao público.

A arquitetura de alta tensão da Super e-Platform é o centro do avanço. Ela é a primeira do mundo a operar com 1.000 volts em carros de passeio com produção em massa.

Estreou nos novos modelos Han e Tan, que possuem motores de 580 kW, velocidade máxima de 305 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos.

Para suportar o novo nível de potência, os veículos receberam reforços em diversos sistemas. Isso inclui bateria, motor, alimentação, ar-condicionado e outros componentes essenciais.

Além disso, a empresa passou a usar chips de potência de carbeto de silício (SiC). São os primeiros do tipo em modelos fabricados em série.

Outro elemento importante do projeto é o Megawatt Flash Charger, criado pela própria BYD. O carregador é compatível com veículos elétricos de 1.000 V e também opera com potência de 1.000 kW.

Conta com sistema de resfriamento líquido, o primeiro do tipo no mundo, que permite alcançar a marca dos 400 km em apenas 5 minutos.

Na China, a marca pretende instalar mais de quatro mil carregadores como esse em várias regiões do país. Já no Brasil, ao menos por enquanto, a estrutura ficará restrita à unidade da empresa na Bahia.

Com informações de Auto Esporte.

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