Teve início nesta quinta-feira, no dia 3 de fevereiro, a elaboração dos projetos técnicos de manutenção e restauração da Capela São Vicente Ferrer, localizada no Morro do Gabriel. Arquitetos e engenheiros já começaram os trabalhos que vão subsidiar a futura recuperação do importante patrimônio histórico e religioso do município.A iniciativa é viabilizada por meio de parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através da Plataforma Semente, que aprovou o projeto e garantiu um investimento de R$ 272.700,00 para a execução das ações.
A conquista é resultado de um processo iniciado ainda em 2023, após visitas técnicas dos promotores públicos Dr. Pedro, à época atuando em Ouro Branco, e Dr. Marcelo, do MPMG, que incentivaram a apresentação de projetos de preservação do patrimônio cultural local.Segundo os envolvidos, o objetivo é assegurar a conservação de bens históricos que fazem parte da identidade do município. “Somente com bons projetos conseguimos preservar nossos patrimônios”, destacaram.

O cronograma prevê que a elaboração dos projetos, iniciada oficialmente em 3 de fevereiro, seja concluída em até seis meses, etapa essencial para o início das obras.A restauração da capela se soma a outras ações recentes de preservação, como a entrega da Matriz de Santo Antônio, revitalizada no fim de 2024, além dos projetos já aprovados para a Fazenda das Carreiras – Casa de Tiradentes.
Com a iniciativa, o município avança na proteção de sua memória histórica, fortalecendo o turismo religioso, cultural e o sentimento de pertencimento da comunidade.





