×

Congonhas empossa pela primeira vez o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação e fortalece governança do setor

A Prefeitura de Congonhas realizou a cerimônia de posse dos membros do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Congonhas (CCTIC), consolidando mais uma etapa da estruturação da política municipal voltada ao desenvolvimento baseado no conhecimento, na inovação e na sustentabilidade.

O colegiado foi instituído pela Lei Municipal nº 4.344, de 18 de novembro de 2025, que criou a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação e estabeleceu o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. A legislação também prevê instrumentos fundamentais para a governança do setor, como o Fundo, o Plano e a Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com caráter consultivo, deliberativo e propositivo, o CCTIC tem a missão de contribuir para a formulação, o acompanhamento e o aperfeiçoamento das estratégias municipais voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovador. O Conselho é composto pela chamada quádrupla hélice da inovação, reunindo representantes do poder público, das instituições de ensino e pesquisa, do setor produtivo e da sociedade civil organizada. Ao todo, são doze membros titulares e seus respectivos suplentes, garantindo participação ampla, democrática e plural nas discussões sobre o futuro do município.

Integram a bancada do Poder Público representantes das secretarias municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Econômico e Educação. Já a bancada das instituições de ensino reúne representantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Alto Paraopeba, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Congonhas e de instituições particulares ou do serviço social autônomo.

O setor empresarial é representado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Congonhas, pelas grandes empresas instaladas no município e pelas empresas de base tecnológica. A sociedade civil organizada também possui representação no colegiado, por meio da União das Associações Comunitárias de Congonhas (Unaccon), de entidades estudantis e do Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap).

O coordenador geral do SENAI, Brayan de Souza Gamarano, afirmou que vê esta iniciativa do governo municipal como exitosa, principalmente em relação à sua contribuição com a diversificação econômica no território. “O SENAI tem o objetivo de levar o desenvolvimento econômico através da educação para todo o estado de Minas Gerais e Congonhas é um município muito estratégico dentro do desenvolvimento econômico mineiro quando se considera o setor industrial. Então para o SENAI, fazer parte e poder contribuir para este conselho, com essa pauta da inovação, que salta aos olhos por ser a alternativa mais interessante para a diversificação econômica, é muito gratificante”, destacou.

Entre as principais competências do Conselho estão a proposição de diretrizes e prioridades para a política municipal de ciência, tecnologia e inovação, o acompanhamento da execução do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação e a deliberação sobre a aplicação dos recursos do Fundo de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Também caberá ao órgão fomentar o ecossistema local de inovação, incentivando ambientes inovadores, pesquisas, empreendedorismo, parcerias institucionais e mecanismos de apoio a projetos estratégicos. O Conselho atuará ainda na articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade civil, contribuindo para a criação e o aprimoramento de programas e políticas públicas.

Segundo a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rina Dutra, a posse dos conselheiros inaugura uma nova fase para o município. “A criação do Conselho representa a consolidação de uma política pública construída para ser perene. Estamos criando espaços permanentes de diálogo e participação, onde governo, universidades, empresas e sociedade civil poderão contribuir juntos para o futuro de Congonhas. A inovação acontece quando diferentes atores trabalham de forma colaborativa em busca de soluções para os desafios da cidade”, afirma.

O caráter colegiado do órgão garante maior continuidade e perenidade às políticas públicas, reduzindo a dependência de iniciativas pontuais e fortalecendo uma visão estratégica compartilhada para o município. Dessa forma, Congonhas amplia sua capacidade de atrair investimentos, desenvolver talentos, estimular o empreendedorismo inovador, gerar conhecimento e criar novas oportunidades de desenvolvimento sustentável para as próximas gerações.

Nos próximos meses, os conselheiros terão como prioridades a elaboração do regimento interno, a definição das diretrizes estratégicas para o setor, o acompanhamento da implementação da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação, a construção do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação, a realização da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação e a captação de recursos e parcerias para o Fundo.

A posse do CCTIC soma-se a outras iniciativas estruturantes já em andamento no município, como o Hub Profetas, a implantação do CNG Parque, a operacionalização do Fundo e os programas voltados à popularização da ciência, ao empreendedorismo inovador e à formação de jovens talentos.

Com mais esse avanço, Congonhas fortalece sua posição entre os municípios mineiros que mais investem na construção de um ecossistema de inovação sólido, participativo e orientado para o futuro. A iniciativa amplia as oportunidades de desenvolvimento econômico, diversificação produtiva e geração de conhecimento, contribuindo para uma cidade cada vez mais preparada para os desafios das próximas décadas.

1 / 20

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp