×

Câmara cobra apuração sobre possível lançamento de esgoto sem tratamento no Siderúrgico

A situação do esgotamento sanitário no bairro Siderúrgico, em Lafaiete, entrou na pauta da Câmara Municipal. Requerimento aprovado pelos vereadores cobra informações sobre a coleta e o tratamento do esgoto e pede uma vistoria para verificar a existência de possíveis pontos de lançamento sem tratamento em curso d’água.

O pedido, apresentado pela vereadora Gina Costa, concentra a apuração nas ruas José Gurgel, Celso Nogueira, Volta Redonda, Barra Mansa, José Silva Cardoso e Ametista. A Prefeitura deverá informar se todos os imóveis dessas vias estão ligados à rede coletora e, nos casos em que isso não ocorre, apontar os trechos ainda sem atendimento.

O requerimento também questiona para onde é encaminhado o esgoto recolhido nessas ruas e se ele passa por tratamento antes de chegar ao curso d’água. A vereadora solicita uma vistoria técnica capaz de identificar eventuais lançamentos, a origem do problema e a quantidade estimada de imóveis envolvidos.

Outro ponto é a investigação de possíveis falhas na rede, interrupções, ligações irregulares ou ausência de infraestrutura. Caso sejam encontrados problemas, o município deverá informar quais providências podem ser adotadas e os prazos necessários para a solução.

Dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento mostram que, considerando toda Lafaiete, cerca de 71% do esgoto gerado é coletado e 42% do volume total gerado recebe tratamento. A Copasa é apontada como prestadora do serviço de esgotamento sanitário no município. Os números são gerais e não permitem concluir qual é a situação específica do Siderúrgico.

Até o momento, não localizamos no sistema da Câmara resposta ao requerimento.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp