14 Salário liberado pelos bancos na sua conta, confira quem tem direito e se essa oportunidade é vantajosa:
14 salário já foi aprovado?
A possibilidade de receber um abono extra do INSS gerou muita ansiedade em todos os beneficiários, que aguardam até hoje uma aprovação, logo, o pagamento desse valor, que tramita na Câmara dos Deputados, até então.
Apesar da grande expectativa desse abono extra aos aposentados, muitas pessoas mostraram-se contra esse pagamento. Por exemplo, vários políticos moveram ações com o intuito de atrasar o pagamento deste abono. Já os bancos estão utilizando o nome do 14 salário para ofertarem uma antecipação.
O que é 14 salário do INSS?
O 14 salário é um projeto de lei criado pelo Deputado Pompeo de Mattos. Com esse projeto, os aposentados, pensionistas, quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão receberão um abono que vai de um a dois salários mínimos, em dois anos consecutivos, se houver a aprovação definitiva, em todas as casas.
O que falta para o 14 salario do INSS ser aprovado?
O projeto de lei 4.367/2020 que trata do 14 salário já teve aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família, na Comissão de Finanças e Tributação e agora está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Essa seria a última comissão antes de ir para o Senado Federal e Presidência da República.
Contudo, devido a um requerimento enviado pelo Deputado Tiago Mitraud, acatado pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a votação vai atrasar. Esse requerimento solicita a inclusão de mais duas comissões na votação do abono extra do INSS.
Dessa forma, é válido dizer ser praticamente impossível que ainda haja a aprovação no ano de 2022. Outro empecilho são as eleições, pois não é possível aprovar nenhum projeto em período eleitoral.
Bancos estão liberando o décimo quarto salário para os aposentados?
Os bancos todos os dias ofertam a antecipação do 14 salário do INSS. Contudo, você deve entender, que na maioria das vezes, essa antecipação, trata-se de um empréstimo com taxação de altos juros. Em outras palavras, é um crédito na qual apenas utiliza o nome do “décimo quarto” para fins de maior êxito na aceitação do cliente.
FONTE JOÃO FINANCEIRA