Aguardado por milhares de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o pagamento de um 14º salário poderá ser viabilizado em breve pelo órgão público. Com a iniciativa, os cidadãos brasileiros que são atendidos pelo Instituto poderão contar com um pagamento adicional ao final do ano.
Atualmente, o INSS já realiza o pagamento de um 13º salário para os seus beneficiários. Neste ano, a liberação dos recursos foi antecipada. Para tal, os pagamentos foram depositados nas contas dos aposentados e pensionistas durante o meses de abril e maio.
No entanto, um projeto que já está em tramitação no Congresso Nacional prevê a liberação de um 14º salário do INSS. Os recursos adicionais também deverão ser destinados para os aposentados e pensionistas caso a proposta seja aprovada e, posteriormente, sancionada pelo presidente Lula.
Entenda a proposta que prevê o pagamento de um 14º salário:
- De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o projeto está sendo analisado desde 2020;
- A porposta é de que o pagamento extra seja liberado de forma semelhante como o que já acontece com o 13º salário;
- Dessa forma, seriam atendidos os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS, como aqueles que recebem auxílio-doença e auxílio-acidente;
- O objetivo da medida é oferecer um suporte adicional para que os segurados do INSS possam lidar com as contas rotineiras;
- A justificativa é de que, para muitos cidadãos brasileiros que dependem exclusivamente do INSS, o valor é necessário;
- No entanto, o projeto ainda não tem data para ser votado;
- Dessa forma, ainda não é possível confirmar se será realizado o pagamento do 14º salário ainda neste ano de 2024;
- Por isso, a recomendação é de que os segurados pelo instituto se mantenham atentos para eventuais atualizações sobre a liberação do extra.
FONTE FDR