Construção de túnel submerso conectando duas cidades deve trazer agilidade e segurança para milhares de pessoas. Com um custo superior a 1 bilhão, o projeto inclui faixas exclusivas para transporte público e áreas para pedestres e ciclistas.
Túnel submerso projetado para revolucionar o transporte e transformar a conectividade entre duas cidades movimentada deve proporcionar agilidade e segurança para quem cruza diariamente o Rio Itajaí-Açu.
A grande novidade está no investimento de mais de 1 bilhão de reais em um túnel que atravessará o fundo do rio, uma obra tecnológica sem precedentes no país e que visa facilitar a vida de milhares de pessoas.
Esse projeto inovador já está tomando forma e promete mais do que apenas uma passagem rápida entre Itajaí e Navegantes; ele trará uma infraestrutura inédita, com faixas exclusivas para ônibus e espaço destinado a pedestres e ciclistas, tudo em um ambiente moderno e seguro.
Conforme dados divulgados pelo governo catarinense e segundo imagens conceituais recentes, o túnel fará parte do Promobis (Programa de Mobilidade Urbana da Foz do Itajaí-Açu), focado em renovar o trânsito e reduzir o tempo de deslocamento para quem utiliza a travessia fluvial diariamente.
Infraestrutura e acessibilidade: uma obra única no país
No total, a estrutura terá entradas de design moderno em cada margem e contará com três faixas de tráfego para cada direção.
Uma das faixas foi planejada exclusivamente para o BRT (transporte rápido por ônibus), permitindo que passageiros de transporte público tenham um fluxo contínuo e rápido.
Pedestres e ciclistas também foram incluídos, com uma área separada que busca promover segurança e inclusão no trajeto.
Essa é uma inovação importante, especialmente para os milhares de trabalhadores e estudantes que fazem o percurso diariamente e que enfrentam dificuldades na travessia.
Com um custo estimado em 340 milhões de dólares, o projeto será realizado em parceria público-privada.
A concessionária, responsável pela construção e operação do túnel, irá custear parte do investimento inicial e terá como contrapartida a arrecadação de pedágios.
Segundo informações preliminares, a tarifa cobrada dos usuários deve variar entre R$ 4,50 e R$ 10, de acordo com o tipo de veículo.
As prefeituras locais também contribuirão para a manutenção e aprimoramento do túnel, consolidando uma aliança entre os setores público e privado para tornar a travessia mais eficiente e acessível.
Construção e localização: uma obra submersa a 23 metros
O túnel ficará situado a aproximadamente 23 metros de profundidade, passando diretamente sob o canal de navegação do Rio Itajaí-Açu, garantindo que a movimentação portuária da região continue sem interrupções.
Para tornar o projeto viável, a construção utilizará uma metodologia modular, onde seções pré-fabricadas serão transportadas e montadas diretamente no fundo do rio.
Essas seções serão seladas embaixo d’água para garantir uma segurança estrutural máxima, essencial para suportar o trânsito diário de veículos e o fluxo de pedestres e ciclistas.
Com essa técnica, o risco de vazamento é minimizado, oferecendo uma construção rápida e segura para a região.
Impacto na mobilidade e na economia regional
Localizado na Barra do Rio, o túnel promete melhorar significativamente a mobilidade entre Itajaí e Navegantes.
Além de favorecer a conexão entre as duas cidades, a infraestrutura moderna do túnel deve impactar diretamente a economia regional.
Conforme estimativas de especialistas, com o tempo de deslocamento reduzido e a maior segurança na travessia, mais pessoas se sentirão encorajadas a investir na região.
Esse aumento no fluxo de trabalhadores e turistas pode estimular setores como o comércio local, serviços e o setor imobiliário.
O protocolo de intenções, que prevê o apoio do Estado ao projeto, foi assinado pelo governador Jorginho Mello (PL) nesta terça-feira (29).
Esse apoio estadual tem sido essencial para garantir a viabilidade do túnel, que já é considerado um marco para a infraestrutura de Santa Catarina.
A expectativa agora é que as obras se iniciem em breve e que a conclusão ocorra dentro do prazo estipulado, proporcionando aos moradores um acesso renovado e moderno.
Possibilidades de uso e sustentabilidade
Um dos diferenciais deste projeto é a possibilidade de integração com sistemas sustentáveis de mobilidade urbana.
Com o BRT e áreas específicas para ciclistas e pedestres, a obra deve incentivar o uso de transportes alternativos e reduzir a dependência de veículos individuais.
Essa mudança traz benefícios para o meio ambiente, ajudando a diminuir as emissões de gases poluentes, um ganho que deve refletir na qualidade do ar e na saúde da população local.
A previsão para a conclusão ainda não foi divulgada, mas a assinatura do protocolo de intenções já garante um compromisso concreto entre o Estado e as prefeituras para levar o projeto adiante.
E você, o que acha da ideia de um túnel submerso para facilitar a vida na Foz do Itajaí-Açu? Essa obra pode realmente transformar a mobilidade e estimular o desenvolvimento regional?
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS