A Prefeitura de Congonhas, por meio da Diretoria de Patrimônio/Seplag, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas – IHGC, convida a população a participar da 9° Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – @iepha_mg no próximo sábado (16/09), a partir das 8 horas da manhã, com a atividade “Caminhada cultural “Pires/Barnabé”, caminho histórico e natural descrito pelo naturalista francês August Saint-Hilaire, no Século XIX”.
A distância da caminhada é de aproximadamente 2km apenas e será do sopé da Serra do bairro Pires ao cruzeiro do bairro Barnabé.
A caminhada cultural acontece em um trecho do caminho centenário percorrido por vários tropeiros e viajantes estrangeiros nos séculos passados, em especial o renomado botânico francês, August Saint-Hilaire. Nesta caminhada, Saint-Hilaire relatou com clareza as características da região entre as comunidades do Pires e Barnabé, regiões oriundas do ciclo do ouro, como um braço da Estrada Real para quem ia e vinha de Belo Vale e Ouro Preto, antiga Vila Rica.
A região é muito rica por sua fauna e flora rara, sendo também um ponto panorâmico de Congonhas. De lá, é possível avistar, por exemplo, a Basílica do Bom Jesus em destaque. A organização é da Diretoria de Patrimônio Histórico/Seplag, Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas – IHGC e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG.
Por: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Arte: Diretoria de Patrimônio Histórico/Seplag