×

10 cachoeiras imperdíveis para conhecer em Minas Gerais

Seja para quem busca tranquilidade ou aventura, Minas oferece o ambiente perfeito para se conectar com a natureza

Minas Gerais é um paraíso para os amantes da natureza. O estado, com sua vasta extensão territorial, abriga uma rica diversidade de biomas, que vão do cerrado às matas da Serra da Mantiqueira.

As paisagens são marcadas por montanhas, vales e rios que desenham cenários espetaculares. Seja para quem busca tranquilidade ou aventura, Minas oferece o ambiente perfeito para se conectar com a essência da natureza e respirar ar puro.

Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro
Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro – Henrique Cunha/PMCMD

Entre os maiores tesouros naturais de Minas Gerais estão suas cachoeiras. De norte a sul, o estado conta com centenas de quedas d’água que encantam turistas e moradores.

Algumas, como a Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, impressionam pela grandiosidade, enquanto outras, como as cachoeiras da Serra do Cipó e de Carrancas, conquistam pela beleza e pela possibilidade de mergulhos refrescantes. Além do espetáculo visual, as cachoeiras são um convite para momentos de lazer e contemplação.Play Video

Esses destinos são também pontos de encontro com a cultura local. Muitas cachoeiras estão localizadas próximas a vilarejos e comunidades que preservam tradições mineiras, como a culinária rica e a hospitalidade.

As trilhas que levam a essas maravilhas naturais são verdadeiros caminhos de descoberta, onde é possível observar a flora e a fauna típicas da região. Visitar as cachoeiras de Minas Gerais é uma experiência que combina aventura, descanso e uma profunda conexão com a natureza.

10 cachoeiras imperdíveis para conhecer em Minas Gerais

Com ajuda do pessoal do Visite Minas Gerais, selecionamos 10 cachoeiras imperdíveis para conhecer no estado.

1 – Cachoeira Grande (Serra do Cipó, Distrito de Santana do Riacho)

A Cachoeira está localizada no distrito da Serra do Cipó, cerca de 100 quilômetros da Grande BH. Com 60 metros de extensão, a Cachoeira Grande é a mais larga queda d’água formada ao longo do Rio Cipó.

Com 60 metros de extensão, a Cachoeira Grande é a mais larga queda d’água formada ao longo do Rio Cipó
Com 60 metros de extensão, a Cachoeira Grande é a mais larga queda d’água formada ao longo do Rio Cipó – Pedro Henrique Ribeiro/Wikimedia Commons

A extensão privilegiada e seus 10 metros de altura formam um poço ideal para banho. É uma belíssima cachoeira, sem dúvida e, em dias de sol, é possível se aventurar entre suas quedas.

2 – Cachoeira Alta (Ipoema)

A Cachoeira Alta possui uma queda de 110 metros de altura e é considerada uma das belas do Estado. Por se localizar perto de um povoado chamado São José do Macuco a Cachoeira é também conhecida como Cachoeira do Macuco.

O acesso a ela não é difícil e é bem cobiçada pelos praticantes de canyoning, banhistas e admiradores das belezas naturais de Minas.

3 – Cachoeira do Sucupira (Uberlândia)

Possui queda d’água de 15 metros, com um paredão de 25 a 30 metros de largura.
Possui queda d’água de 15 metros, com um paredão de 25 a 30 metros de largura. – Divulgação/Turismo de MG

A Cachoeira possui paisagem apaixonante e queda com 15 metros de altura. O acesso à cachoeira é fácil e seu paredão em ‘meia-lua’ de 30 metros de largura é de tirar o fôlego. Possui  em sua margem uma praia natural de cascalhos, ideal para relaxar observando a paisagem ou até pra fazer um piquenique.

4 – Cachoeira da Fumaça (Rio Claro)

A Cachoeira da Fumaça está localizada no município de Rio Claro, e é considerada a maior vazão de água do Triângulo Mineiro.

A cachoeira possui uma queda d´água de aproximadamente 60 metros de altura e 50 metros de largura e devido ao grande volume de agua forma uma fumaça de água que pode ser vista da estrada, que fica a algumas centenas de metros de distância. O que origina então o nome da cachoeira.

5 – Cachoeira dos Garcias (Aiuruoca)

Com cerca de 30 m de queda livre de água cristalina, as águas da Cachoeira dos Garcias são formadas pelos ribeirões que nascem no Retiro dos Pedros e no Alto do Cidinho. Da cachoeira nasce o Ribeirão do Papagaio, que deságua no Rio Aiuruoca.

Com cerca de 30 m de queda livre de água cristalina, a Cachoeira dos Garcias é formada pela junção de dois ribeirões
Com cerca de 30 m de queda livre de água cristalina, a Cachoeira dos Garcias é formada pela junção de dois ribeirões – Divulgação/Turismo de MG

Aos pés da cachoeira forma-se um tanque arredondado de 10 m de diâmetro, próprio para banho e mergulho de quem sabe nadar. A profundidade pode chegar a 5 metros. Se você gostou dessa dica, recomendamos o acompanhamento de guia ou condutor local e a ida com veículo 4 x 4.

6 – Cachoeira Maria Augusta (São João Batista do Glória e Delfinópolis)

Localizada na divisa de São João Batista do Glória e Delfinópolis, a Cachoeira Maria Augusta é formada por duas grandes quedas com altura aprox. de 35m e um grande volume de água, esta imponente cachoeira forma a um belo poço de água cristalina com praia de areia fina e cascalho, ideais para tomar sol e se banhar.

7 – Cachoeira do  Fundão (São Roque de Minas)

Uma das mais altas cachoeiras da Serra da Canastra, possui 90 m de queda livre em negativo
Uma das mais altas cachoeiras da Serra da Canastra, possui 90 m de queda livre em negativo – Fabio Rage/Prefeitura de São Roque de Minas/Divulgação

A Cachoeira do Fundão é uma das mais bonitas da Serra da Canastra. Por ter um acesso mais difícil, ela permanece quase intacta. Com sua queda de quase 80m e uma piscina natural de forma arredondada, que recebe sol praticamente o dia todo. Está aa 52 km de São Roque de Minas em uma área particular

8 – Cachoeira da Gruta  (Delfinópolis)

Localizada em Delfinópolis ela é uma das cachoeiras do Complexo do Claro. A Cachoeira da Gruta possui um pequeno lago que é excelente para banho e mergulho.

9 – Cachoeira do Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro)

Vista frontal da Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro
Vista frontal da Cachoeira do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro – Rafael dos Reis Pereira/Wikimedia Commons

A Cachoeira do Tabuleiro com seus 273m de queda livre é a mais alta de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil. Fica em Conceição do Mato Dentro e está na área do Parque Estadual da Serra do Intendente. Além da belíssima vista ela possui  várias quedas, piscinas e poços naturais de águas cristalinas.

10 – Cânions de Furnas (Capitólio)

Capitólio é banhada pelo Lago de Furnas e conhecida como Rainha dos Lagos, possui atrativos naturais incríveis e paisagens de tirar o fôlego, com muitas cachoeiras e lagos de águas cristalinas.

Os cânions são considerados cartão postal do local com enormes fendas e paredões de onde surgem lindas cachoeiras. O acesso só é possível por meio de lanchas, chalanas e catamarãs pelo lago de furnas.

FONTE: CATRACA LIVRE

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp