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Volkswagen confirma que vai produzir picape rival para a Toro no Brasil

Volkswagen revelou uma surpresa: vai produzir uma picape inédita no Brasil para competir diretamente com a Fiat Toro, Ford Maverick e outros. O projeto, conhecido como Udara, usará tecnologia avançada e promete revolucionar o mercado de caminhonetes. O lançamento está previsto para o final de 2025 ou início de 2026, gerando grande expectativa!

A Volkswagen se prepara para um grande lançamento no mercado brasileiro.

Depois de muita especulação, a montadora finalmente confirmou que está desenvolvendo uma nova picape média para rivalizar diretamente com modelos como Fiat Toro, Ford Maverick, Renault Oroch e Chevrolet Montana.

O modelo será produzido na unidade fabril de São José dos Pinhais (PR), local que recentemente celebrou a marca de 500 mil unidades fabricadas do SUV T-Cross.

A expectativa em torno dessa nova caminhonete tem sido grande, pois, até então, a Volkswagen mantinha sigilo sobre o projeto.

Batizado internamente como Udara, a picape deve ser lançada entre o final de 2025 e o início de 2026.

Apesar do conceito Tarok ter sido apresentado em 2018 como uma possibilidade, fontes ligadas à empresa descartam esse nome para a versão final.

Nova picape da Volkswagen: o que se sabe até agora

A confirmação da nova picape veio por meio de César Drazul, responsável pela fábrica da Volkswagen no Paraná.

Durante a celebração da produção de meio milhão de unidades do T-Cross, ele revelou que a empresa destinará parte dos investimentos na planta industrial para viabilizar a nova caminhonete.

Os investimentos na fábrica do Paraná também serão utilizados para a fabricação de uma picape inédita para o mercado brasileiro e exportação. Será um modelo incrível que promete revolucionar o segmento“, afirmou Drazul.

A picape será baseada na plataforma MQB A0, mesma utilizada nos modelos Polo, Virtus e T-Cross. Isso significa que ela compartilhará vários componentes estruturais, incluindo suspensão, freios e parte da carroceria.

O objetivo da Volkswagen é oferecer um veículo que combine dirigibilidade semelhante à de um SUV com a robustez de uma picape, tornando-se uma opção atrativa tanto para o uso urbano quanto para atividades de lazer e trabalho leve.

Foto: Revista Carro

Motorização ainda é um mistério

Um dos pontos mais aguardados sobre a nova picape da Volkswagen é o conjunto mecânico.

Atualmente, a montadora trabalha com motores conhecidos no mercado, como o 1.4 TSI de 150 cv e o 1.0 TSI de 128 cv.

No entanto, a tendência é que a nova caminhonete receba um motor eletrificado, possivelmente um sistema híbrido leve, substituindo gradualmente o 1.4 TSI.

Caso isso se concretize, a Volkswagen seguiria uma estratégia similar à de outras montadoras que estão eletrificando suas frotas para atender às novas demandas ambientais e de consumo de combustível.

Já o 1.0 TSI, apesar de eficiente, pode não ser a opção mais adequada para um veículo desse porte.

Investimentos bilionários e novos projetos

A Volkswagen já havia anunciado um investimento de R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais, montante que será utilizado não apenas na produção da nova picape, mas também em outras iniciativas.

Entre elas, destaca-se a transferência de parte da fabricação do Virtus para o Paraná, o que ajudará a abrir espaço para um novo modelo na unidade de São Bernardo do Campo (SP).

Ainda não há informações sobre qual veículo será produzido na planta paulista, mas especula-se que pode ser um SUV ou até mesmo um modelo eletrificado, seguindo a tendência de eletrificação do setor automotivo.

O desafio de competir com a Fiat Toro

A nova picape da Volkswagen entrará em um dos segmentos mais disputados do Brasil.

Desde seu lançamento, a Fiat Toro tem dominado o mercado de caminhonetes intermediárias, superando concorrentes como Renault Oroch e Chevrolet Montana.

Com a chegada da Ford Maverick e a tendência de crescimento desse nicho, a nova aposta da Volkswagen precisará trazer diferenciais para conquistar os consumidores.

Um dos trunfos pode ser a qualidade construtiva da plataforma MQB A0, que oferece maior rigidez estrutural e melhor comportamento dinâmico.

Além disso, se a Volkswagen optar por incluir uma opção eletrificada, poderá atrair um público interessado em eficiência energética e menor consumo de combustível.

Quando a picape será lançada?

Embora a Volkswagen não tenha divulgado uma data exata, a previsão é de que o modelo seja apresentado entre o final de 2025 e o início de 2026.

O projeto Udara está em estágio avançado de desenvolvimento, e os testes de rodagem devem começar ainda este ano.

Os consumidores brasileiros podem esperar uma caminhonete moderna, equipada com tecnologia de ponta e projetada para atender tanto a demanda urbana quanto as necessidades de um público que busca um veículo versátil.

Resta saber se a nova picape da Volkswagen conseguirá desbancar a Fiat Toro e ganhar seu espaço no mercado.

Com uma estratégia bem definida, alto investimento e uma base sólida, a marca alemã tem boas chances de brigar de igual para igual nesse segmento altamente competitivo.

FONTE: CLICK PETRÓLEO E GAS

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